quarta-feira, 11 de abril de 2007

Folha Informativa - Domingo 25 de Março de 2007

Palavra do Pároco

Que jejum e que abstinência, para os cristãos do século XXI?

Muitas pessoas interrogam-se sobre o sentido de não se comer carne às sextas – feiras da Quaresma quando o seu custo é, em regra, mais elevado e o seu gosto tantas vezes mais apetecível. Sem pôr em causa o valor de uma tradição secular, importa recuperar o sentido e a vivência autêntica do jejum e da abstinência, aplicando-o à nossa realidade actual. Deixo aqui algumas sugestões:
Jejuemos no falar
As conversas de baixo nível, as banalidades, as críticas e comentários desagradáveis sobre os outros, a maledicência, para que a nossa língua se dedique a conversas edificantes, positivas, construtoras de ambientes saudáveis, a palavras de ânimo e de incentivo.
Jejuemos os nossos apetites
Os gastos com a alimentação, nas pastelarias e nos restaurantes, os vícios do tabaco, do álcool, das compras, do jogo, para nos concentrarmos nos valores mais elevados da espiritualidade e da ajuda fraterna aos mais pobres.
Jejuemos o nosso olhar
O tempo que se passa diante da televisão, o dinheiro gasto em revistas “cor de rosa”, o olhar impuro sobre coisas e pessoas, o olhar de condenação, de inveja, de indiferença, para que se torne um olhar de compaixão, de amor, um olhar que edifique aquele que olha e enobreça o que é olhado, um olhar demorado sobre o Sacrário ou a Cruz do Senhor.
Jejuemos a nossa vaidade
O cuidado desmedido consigo mesmo, os gastos excessivos com a roupa, com as unhas ou com o cabelo, a obsessão da beleza, o investimento na promoção do “eu”, para cultivarmos hábitos de vida de uma simplicidade digna e austera, que deixe transparecer a beleza espiritual que transportamos dentro, para nos concentrarmos em Deus e nos irmãos.
Cabe à autenticidade da vida de cada um de nós fazer com que esta prática milenar não caia, hoje, no ridículo e no descrédito.

Meditação

A NOITE
Suponham que a luz do dia continuava, sem nunca chegar a noite. Nós não conheceríamos as estrelas, porque só na escuridão somos capazes de as ver. Assim, também só nas trevas da vida podemos entender os valores transcendentes, as realidades que nos ultrapassam.

Leo J. Suenens

Destaque

Próximo Domingo, Domingo de Ramos

Com Domingo de Ramos iniciamos a Semana Santa.
Nesse dia, todas as missas serão antecedidas pela bênção dos Ramos. Em Algés, iniciamos a celebração às 10h30 no Parque Anjos, seguindo depois em procissão para a Igreja Paroquial.
Também em Miraflores iniciaremos a missa das 12h15 com a bênção dos ramos junto à entrada da Igreja.

Nesse mesmo dia, com início às 15h30, teremos uma celebração penitencial com confissão individual. Estarão presentes vários sacerdotes. Organizemo-nos para nos confessar nesse dia.

Não nos esqueçamos, igualmente, de trazer neste dia o nosso envelope com a renúncia quaresmal, que deverá ser entregue no ofertório das missas.


Atenção Famílias!

Vamos falar sobre “A família e os desafios da vida”
O trabalho, a educação dos filhos, gerir o orçamento familiar, não é fácil, mas é a realidade do dia a dia das famílias. Que tempo sobra para o casal? Perante situações imprevistas, quando a vida altera o plano familiar, põe mais um filho a caminho, quando os pais precisam de apoio, se surge a doença, como acolher e integrar tudo isto com esperança e optimismo?

Que projecto de vida de Família queremos construir?

São estas algumas das questões que vamos abordar numa Conferência, organizada pela nossa Paróquia, de entrada livre, para a qual contamos com óptimos oradores – Fátima Perlouro, Isabel Neto e Patrícia e Pedro Madeira Rodrigues, neste domingo, 25 de Março, das 15h30 -17h30, na Escola Secundária de Miraflores.
Às 18h00, na igreja de Miraflores, teremos a bênção dos nascituros e de suas famílias.


Pensamento

Desde a vinda de Jesus, ficámos livres, não do mal do sofrimento, mas do mal de sofrer inutilmente.”
P. Charles

Notícias

POPULORUM PROGRESSIO” – para comemorar o seu quadragésimo aniversário, realizar-se-á a 28 de Março, pelas 18h00, na Universidade Católica, uma sessão, subordinada ao tema “Da Populorum Progressio à Deus Caritas Est”. Terá como principal orador o Professor Jean-Yves Calvez, S.J. Estará presente o Sr. Cardeal Patriarca, a quem caberá encerrar a sessão.

ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE CRISTÃOS

Promovido pelos párocos das paróquias de Linda-a-Velha e Algés, realizou-se no dia 18 de Março, na Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha, um encontro destinado a profissionais de Saúde. Estiveram presentes cerca de 30 participantes
Após breve apresentação e de umas palavras de introdução pelo padre Daniel, trabalharam em pequenos grupos, tendo como ponto de partida a implicação que o “ser cristão” tem no exercício da profissão.
Todos disseram esperar da Igreja diálogo, apoio, esclarecimento em questões éticas e uma possibilidade de formação continuada. Por seu lado, sentem a necessidade do compromisso numa missão que passa por um testemunho de vida, mas também, nos seus locais de trabalho, por um anúncio alegre e corajoso d’Aquele de que se alimentam na Eucaristia.
O Senhor Cónego Tito, concluiu, entre outras coisas, que a Igreja espera que o leigo veja, julgue e aja a partir do lugar onde se encontra e em favor dos que se cruzam consigo nesse lugar.
Um novo encontro ficou agendado para o próximo dia 17 de Junho.


Missionários da Oração

Senhor, que neste tempo de conversão e de purificação Tua divina Palavra encontre ressonância em mim!
Que ao seguir as práticas do jejum, da esmola e da oração, palmilhe caminhos de interioridade e de fraternidade.


Leituras

V Semana da Quaresma

26 Solenidade da Anunciação do Senhor
2ª Feira L 1 Is 7, 10-14; 8,10; Sal 39; L 2 Hebr 10, 4-10; Ev Lc 1, 26-38

27 L 1 Num 21, 4-9; Sal 101; Ev Jo 8, 21-30
3ªFeira

28 L 1 Dan 3, 14-20.91-92.95; Sal Dn 3, 52-56; Ev Jo 8, 31-42
4ªFeira

29 L 1 Gen 17, 3-9; Sal 104; Ev Jo 8, 51-59
5ªFeira

30 L 1 Jer 20, 10-13; Sal 17; Ev Jo 10, 31-42
6ªFeira

31 L 1 Ez. 37, 21-28; Sal Jer 31, 10.11-12ab.13.; Ev Jo 11, 45-56
Sábado

1 Domingo de Ramos
Domingo L 1 Is 50, 4-7; Sal 21, 8-9.17-18a.19-20.23-24; L 2 Filip 2, 6-11;
Ev Lc 22, 14-23,56 ou Lc 23, 1-49

Sem comentários: