quarta-feira, 11 de abril de 2007

Folha Informativa - Dom. 8 de Abril de 2007

Palavra do Pároco

Uma Santa Páscoa da Ressurreição

É tradição, em muitas terras, a Visita Pascal. A imagem de Cristo crucificado, ornamentada de flores, entra nos lares cristãos levada pelos sacerdotes e outros cristãos que entoam cânticos de alegria e fazem soar as sinetas e os instrumentos musicais:
- Cristo ressuscitou, Aleluia!
- Aquele que estava morto voltou à vida, a morte já não tem domínio sobre Ele!
- Alegrai-vos cristãos, Cristo ressuscitou!
É impressionante como os adeptos de futebol, quando o resultado lhes é favorável, sabem vir para a rua fazer festa e manifestar a sua alegria, despertando a atenção de todos, e o Dia de Páscoa passa quase sempre despercebido a quem não pratica a sua fé, isto apesar de mais de um bilião de habitantes deste planeta considerar a Ressurreição de Jesus o eixo central da sua fé!
Não fossem as secções dos hipermercados especialmente apetrechadas de amêndoas e ovos de Páscoa de todo o tipo, bem como o feriado de sexta – feira santa que proporciona o saboroso fim de semana prolongado, a maioria das pessoas nem sequer se daria conta que estamos a viver a Páscoa.
Urge que os cristãos de disponham a manifestar publicamente, cheios de criatividade e entusiasmo, como os apóstolos na manhã de Páscoa, a alegria de se terem encontrado com o Senhor Ressuscitado. Façamos Festa, não num só dia ou numa só semana, mas durante uma semana de semanas, os 50 dias do tempo Pascal. E já agora, porque não cumprimentarmo-nos, bem como aos nossos amigos e vizinhos que estão mais afastados de Deus, com uma frase pascal do género: “Que o Senhor lhe dê uma Santa Páscoa da Ressurreição”, ou, “que Jesus Ressuscitado lhe dê um santo Tempo Pascal!?”

Meditação

RESSURREIÇÃO
Cristo ressuscitou!
Já pensaste, ó Homem,
A que grau Deus te elevou?

Teu igual, Deus se tornou.
Ainda mais: por Maria,
Deus, teu irmão ficou.

Deus quis-te assim elevar.
Mas Ele, pelo contrário,
Por ti se quis humilhar.

Não podia assim ficar.
O Deus de toda a bondade
Havia de triunfar.

Ressuscitou!
Adora-O e pensa
No que por ti suportou.

Alegra-te Homem de bem.
A tua alma com Cristo
Ressuscita hoje também!

Pensamento

Viver a Páscoa
Viver a Páscoa é tornar-se irmão e servo de todos
É continuar em si a Paixão de Cristo
É sonhar cada manhã como nova Ressurreição.

Destaque

PÁSCOA
- Festa de Cristo Ressuscitado
- Festa da humanidade redimida pela morte de Cristo
- Festa da Vida a jorrar de Cristo
- Festa da Luz vencedora de todas as trevas
- Festa do Amor, que triunfa sobre todos os ódios
- Festa em que a esperança é transformada em certeza
- Tempo de anunciar essa certeza a todos os homens
- Primeiro dia de todos os recomeços.

Páscoa tem que ser, também, um profundo acto de Fé no futuro. A ressurreição aponta o caminho novo. Páscoa é o tempo do Sonho e da Utopia: Cristo Ressuscitou! Um Mundo outro é possível. Esta é a Páscoa, a Páscoa do Senhor.

Notícias

Recital de música Sacra
Domingo, 15 de Abril, pelas 16.h00, na Igreja Paroquial, o grupo musical “Cantorum” apresentará o seu recital de música sacra. Não deixe de estar presente.

João Paulo II
Ocorreu no passado dia 2 de Abril o 2º aniversário da morte de João Paulo II. De assinalar – a conclusão da fase diocesana do seu processo de beatificação.
O encerramento solene ocorreu na Basílica de S. João de Latrão; presidiu o Cardeal Ruini, Bispo Vigário do Papa para esta Diocese que, sobre João Paulo II, havia de dizer:”A divina misericórdia foi o centro da sua espiritualidade e da sua vida: dela aprendeu a vencer o mal com o bem”. Entre muitos fieis esteve presente a irmã Marie-Simon Pierre que em 2 de Junho de 2005, em França, foi inexplicavelmente curada da doença de Parkinson após invocar a intercessão de João Paulo II.
Ao presidir, na Praça de S. Pedro, à missa em sufrágio de Karol Vojtyla, nesse mesmo dia, Bento XVI havia de recordar “o Perfume” que seu amor por Deus difundiu pelo mundo”. O perfume da fé, da esperança e da caridade com que encheu a sua casa, a Praça de S. Pedro, a Igreja e se propagou por todo o mundo.

Bodas de ouro sacerdotais - Padre António Cardoso
O Padre António Cardoso, que colaborou na nossa Paróquia durante largos anos, escolheu celebrar entre nós o seu jubileu sacerdotal.
Certamente que todos iremos viver este acontecimento com grande alegria e gratidão ao Senhor.

No Sábado, dia 21 de Abril, pelas 21h30, haverá uma vigília de oração e no Domingo, na missa das 11h00, uma solene concelebração seguida do almoço no restaurante Caravela, aberto a todos os paroquianos que queiram participar.
A marcação do almoço deverá ser feita n cartório paroquial.

“Jesus de Nazaré” - novo livro de bento xvi
No próximo dia 13 o Vaticano irá apresentar o novo livro de Bento XVI intitulado “Jesus de Nazaré”. Trata-se de um trabalho iniciado por Joseph Ratzinger em 2003 e só agora concluído e tem como objectivo procurar superar a dicotomia entre “ o Cristo da Fé e o Jesus Histórico”.

Adoração – Pregação – Debate – Eucaristia
As Irmãs Dominicanas do Convento de Nª Srª do Bom Sucesso, em colaboração com: “Escuta Oração” – Serviço da Misericórdia do Senhor, anunciam que se vai realizar um tempo de oração em reflexão na próxima 2ª Feira, dia 9 de Abril, entre as 18h00 e as 21h30, na Rua Bartolomeu Dias, nº 53, em Belém (na igreja do Convento de Nª Srª do Bom Sucesso)

Sabia Que…

Círio Pascal
Um dos mais destacados símbolos do Tempo Pascal. A palavra “círio” vem do latim “cereus” que significa cera. Tem uma inscrição em forma de cruz, com a data do ano e as letras Alfa e Ómega – primeira e última letras do alfabeto grego – lembrando que a Páscoa de Jesus, princípio e fim do tempo e da eternidade, nos dá força sempre nova no decorrer de todo o ano. O Círio Pascal é abençoado todos os anos na noite de Páscoa e entra aceso na igreja totalmente às escuras, enquanto se canta por três vezes: “A luz de Cristo”. Junto ao altar, acedem-se todas as luzes da Igreja e entoa-se um antigo hino de louvor à “Luz Pascal”, chamado “Percónio Pascal”. Durante todo o tempo pascal e sempre que se realizam baptismos, o círio pascal permanece acesso.

Missionários da Oração
Ó Cristo ressuscitado! Ensina-me a “aspirar às coisas do alto” demonstrando assim que te pertenço, que o meu coração ressuscitou contigo e em Ti está escondida a minha vida. Fica comigo, Senhor. Que em mim, o Pai e os irmãos TE possam encontrar.

Leituras
Semana da Oitava da Páscoa
9 L 1 Act 2, 14.22-33; Sal 15; Ev Mt 28, 8-15
2ª Feira

10 L 1 Act 2, 36-41; Sal 32; Ev Jo 20, 11-18
3ªFeira

11 L 1 Act 3, 1-10; Sal 104; Ev Lc 24, 13-35
4ªFeira

12 L 1 Act 3, 11-26; Sal 8; Ev Lc 24, 35-48
5ªFeira

13 L 1 Act 4, 1-12; Sal 117; Ev Jo 21, 1-14
6ªFeira

14 L 1 Act 4, 13-21; Sal 117; Ev Mc 16, 9-15
Sábado

15 Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia
Domingo L 1 Act 5, 12-16; Sal 117; L 2 Ap 1, 9-11a.12-13.17-19; Ev Jo 20, 19-31

Sem comentários: