sexta-feira, 27 de abril de 2007

Folha Informativa - Dom. 29 de Abril de 2007

Palavra do Pároco
Contigo, Bom Pastor
Nenhuma, Senhor, como a palavra Pastor, me perturba tanto quando a vejo aplicada ao meu ministério sacerdotal. Um manancial de referências bíblicas me vem ao espírito, todas elas referidas a Ti, ao Teu Coração grande e humilde, à Tua bondade e generosidade, à Tua confiança e coragem, ao Teu Sangue derramado de quem dá a vida pelas suas ovelhas…
Como posso eu, Senhor, deixar que se dirijam a mim dessa forma, quando é a Ti que se referem pretendendo ver-Vos em mim? Como posso, na minha fragilidade e no meu pecado? Deixai-me, Senhor, ser primeiro a ovelha mais dócil do teu rebanho, para que, então, possa deixar passar por mim algum reflexo da Tua imagem.

Destaque
Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Tradicionalmente marcado para o IV Domingo da Páscoa. Bento XVI afirma: «esta é uma bela ocasião para nos colocarmos diante da importância das vocações para a vida e missão da Igreja». A vida de cada um, enquanto homens e mulheres deste tempo, é essencialmente «um projecto de amor». Só aqueles que ousarem trilhar este caminho poderão verdadeiramente ambicionar encontrar um sentido pleno para a sua vida. Entre as muitas opções que se abrem diante de nós na realização deste projecto, a igreja pede-nos, de forma particular neste dia, que ousemos considerar o chamamento à vida consagrada, no sacerdócio ou na vida religiosa. Descobrir que a vida pode encontrar uma plenitude de sentido como padre ou religioso/a é um dom que vem de Deus, e cresce, caso seja acolhido no coração do homem. A questão da vocação entronca no mistério da graça e da liberdade; não tenhamos medo de renunciar a isto ou aquilo por causa do «Senhor e do seu Reino» se nos for dado entrever que é por aí o caminho. «Deixemos barcos e redes» e partamos a anunciar o evangelho.

Pensamento
Quando rezo, quando estendo os olhos p’ra além de mim,
Todo eu fico amanhecendo.

Mário Beirão
Destaque
Santa Catarina de Sena
Doutora da Igreja – Padroeira da Europa
Catarina Benincasa nasceu em Fontebranda (Siena-Itália), a 25 de Março de 1347, é a 23º descendente dum casal profundamente cristão e de boa situação económica . Aos 7 anos decide não aceitar outro esposo senão Jesus Cristo. Entrou na Ordem Terceira de S. Domingos, ainda adolescente. Morreu em Roma em 1380, a 29 de Abril. Foi canonizada pelo Papa Pio II, a 29 de Junho de 1461; juntamente com S.Francisco de Assis, foi declarada por Pio XII padroeira de Itália. Paulo VI, a 4 de Outubro de 1970 proclamou-a «Doutora da Igreja». No ano 2000 João Paulo II proclama Stª Catarina co-padroeira da Europa, juntamente com Stª Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) e Stª Brígida da Suécia.
Manifestou-se redentora do Pontificado e defensora da Igreja, pacificadora dos Povos e unificadora de antagonismos, promotora de cruzadas e condutora de multidões, restauradora da moral pública, da justiça social e da piedade familiar. Adiantou-se séculos aos padrões da sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula. Deixou-nos o Diálogo da Divina Providência – uma exposição clara da sua mística e ideias teológicas.

Meditação
Maria
Ó Maria, templo da Trindade!
Ó Maria, distribuidora do Fogo!
Ó Maria, ministra da Misericórdia!
Maria, mãe do Fruto Divino!
Maria, redentora do género humano,
Pois foi a tua carne que sofreu em Cristo
Pela redenção do mundo…
Tu és a haste nova que produziu a flor embalsamada,
O Verbo, o único Gerado por Deus.
Foi em ti, terra fecunda,
Que este Verbo foi semeado.
Ó Maria, vaso de humildade,
Em ti brilhava e queimava a Luz
Da ciência verdadeira que te elevou acima de ti mesma,
Ao ponto de encantar os olhares de Deus Eterno.
Stª Catarina de Sena

Mês de Maio – mês de Maria
O terço é a minha oração predilecta.
A todos exorto cordialmente que o rezem

João Paulo II

Rezar o terço em família
Como no tempo da Quaresma, vai ser distribuído semanalmente durante o mês de Maio um pequeno caderno para ajudar a rezar o terço em Família. Que os pais e ao avós rezem com os seus filhos e netos esta oração tão bela e tão profunda; que os casais se unam em oração junto de Maria; que cada Família marque na sua agenda um dia para orientarem o terço na Paróquia.

As Famílias rezam o Terço na Comunidade cristã
Durante o mês de Maio o Terço da tarde em Algés e Miraflores será orientado pelas famílias da Paróquia. Cada família deverá inscrever-se num dos dias do mês nos serviços paroquiais.

Horários da celebração do Terço na Paróquia (todo o ano)
09h00 – Igreja Paroquial
17h30 – Igreja de Miraflores
18h15 – Capela de Nossa Senhora do Cabo
18h30 – Igreja Paroquial

Peregrinação mensal a Fátima
Este ano, a peregrinação paroquial a Fátima vai realizar-se no final do ano pastoral, no início de Julho. Vamos, no entanto, organizar no dia 12 de cada mês uma peregrinação a Fátima com o objectivo de rezar pela nossa Paróquia e pela construção da Igreja de Miraflores. Saímos de Algés às 16h00 e regressaremos após a celebração da missa, depois da procissão das velas. As inscrições estão limitadas a um autocarro e deverão ser feitas no cartório paroquial, mediante o pagamento. Esta iniciativa inicia já no próximo 12 de Maio, Sábado, estando já abertas as inscrições.

Celebração das Bodas Matrimoniais
No próximo dia 13 de Maio, Domingo, a partir das 15h00, realiza-se a Festa das Famílias no parque de Santo António, em Miraflores, para a qual estamos todos convidados. Nesse evento, vamos homenagear os casais que fazem este ano as suas bodas de prata e ouro matrimoniais. Gostaríamos que fizessem chegar à Paróquia os nomes e contactos destes casais, afim de os convidarmos pessoalmente.

Missionários da Oração
Senhor,
Torna-nos capazes de viver com amor nossa vocação, Como verdadeiros enamorados da beleza espiritual, extasiados pelo perfume de Cristo que exala de uma vida de conversão ao bem, como homens livres guiados pela Graça.

Agenda
- Sexta-feira, 4 de Maio, às 16h30, - Reunião do Apostolado de Oração
- Sábado, 5 de Maio, às 17h00, - Missa na Capela de Nª Srª do Cabo
- Domingo, 6 de Maio, às 11h00, - Festa da Primeira Comunhão; Recolha de ofertas para os irmãos mais necessitados.

Leituras
30 - L 1 Act 11, 1-18 Sal 41; Ev Jo 10, 1-10
2ª Feira
1 - L 1 Act 11, 19-26; Sal 86; Ev Jo 10, 22-30 ou Mt 13, 54-58
3ªFeira
2 - Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja
4ªFeira L 1 Act 12, 24-13; Sal 66; Ev Jo 12, 44-50
3 - São Filipe e São Tiago, apóstolos
5ªFeira L 1 1 Cor 15, 1-8; Sal 18; Ev Jo 14, 6-14
4 - L 1 Act 13, 26-33; Sal 2; Ev Jo 14, 1-6
6ªFeira
5 - L 1 Act 13, 44-52; Sal 97; Ev Jo 14, 7-14
Sábado
6 - Domingo V da Páscoa - Dia da Mãe
Domingo L 1 Act 14, 21b-27; Sal 144; L 2 Ap 21, 1-5a; Ev Jo 13, 31-33a.34-35

Sem comentários: