quarta-feira, 11 de abril de 2007

Folha Informativa- Dom. 15 de Abril de 2007

Palavra do Pároco

Testemunhas da alegria
Todos nós já sentimos o bem que nos faz estar junto a uma pessoa alegre e bem disposta. Não me refiro à “boa disposição” de quem usa a sua facilidade em comunicar e o seu à – vontade para se promover ou utiliza os outros expondo-os ao ridículo e à zombaria. Falo de quantos comunicam uma alegria simples e amiga, de um optimismo que vem do fundo da alma, acompanhado de gestos e palavras cheias de delicadeza e conforto. Estar com alguém assim é beneficiar de uma fresca sombra em dia de estio e ser contado entre os seus amigos é como habitar permanentemente junto de uma fonte refrescante. Quando encontramos alguém assim, a primeira reacção é constatar que se trata de um prodígio da natureza. No entanto, ao mergulhar no seu íntimo, encontramos algo que não se prende tanto com a genética mas sim com a espiritualidade: trata-se das “razões de viver”. É por isso que esta alegria e esta paz podem ser experimentadas junto de pessoas com temperamentos e histórias tão diferentes.
Um cristão sem razões de viver é um cristão que perdeu (ou nunca ganhou) o sentido da Ressurreição, que ainda não se encontrou com o Senhor Ressuscitado. O contrário, aquele que se alimenta diariamente da Páscoa, esse é como uma “árvore frondosa com as raízes permanentemente mergulhadas no rio da Vida, que dá fruto abundante e cuja folhagem não murcha, e em cujos ramos se abrigam as aves do céu”.

Pensamento
Já aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos
Martin Luther King

Meditação

Amor, que por amor Te dispuseste
A restaurar o mundo errado e triste;
Amor, que por amor do céu desceste
Amor, que por amor a vida deste;
Amor, que por amor a glória abriste
Luís Vaz de Camões

Destaque

Domingo da Oitava da Páscoa – Domingo da Divina Misericórdia
Maria Faustina Kowalsha (Helena Kowalska) nasceu na Polónia a 25 de Agosto de 1905. Aos 20 anos entrou na Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia, em Cracóvia. Morreu em 5 de Outubro de 1938. Deixou escrito no seu diário: “ Oh meu Jesus que sois a vida da minha vida, sabeis como nada desejo além da glória do Vosso Nome e que as almas conheçam a vossa Misericórdia…”
João Paulo II beatificou-a em 18 de Abril de 1993, Domingo de Pascoela, dizendo então: “Saúdo-te, Irmã Faustina. Como é extraordinária a tua vida! Precisamente tu, pobre e simples filha do povo polaco, foste escolhida por Cristo para recordar aos homens o grande mistério da Misericórdia Divina!" Foi canonizada em 30 de Abril de 2000. Nesse dia João Paulo II afirmou: “Não há outra fonte de esperança para a humanidade a não ser através da Misericórdia Divina …Hoje, ao fixarmos contigo o olhar no rosto de Cristo ressuscitado, fazemos nossa a tua súplica de confiante abandono e dizemos com firme esperança: Jesus Cristo, confio em Ti.”
Na sequência desta canonização, João Paulo II anunciou “em todo o mundo o 2º Domingo de Páscoa receberá o nome de Domingo da Divina Misericórdia”.
João Paulo II morre na vigília do Domingo da Misericórdia Divina. O 1º Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia acontecerá de 2 a 6 de Abril de 2008 e será aberto no seu 3º aniversário da morte.

Contributo Paroquial
Desde o início do ano que tem chegado ininterruptamente o Contributo Paroquial das famílias/pessoas da nossa Paróquia. Neste momento, das 145 que entregaram ou indicaram o seu Contributo para este ano de 2007, contabilizamos já 23.297,00 €.
O Contributo Paroquial, com história na nossa Paróquia, constitui o recurso financeiro mais importante para fazemos face às múltiplas despesas da nossa Comunidade. Nota-se, no entanto, uma ligeira diminuição do número de contribuintes de ano para ano devido, fundamentalmente, aos falecimentos e mudanças de residência e por ser mínimo o número das novas inscrições.

Meditação

Acreditar na Sua Misericórdia
Podemos cometer faltas contra a misericórdia de Deus, se não acreditarmos plenamente nela. Devemos acreditar concretamente na misericórdia de Jesus sem pôr qualquer limite. Devemos fazer-lhe a oferta do nosso nada todas as vezes que as nossas faltas e as nossas fraquezas no-lo fizerem experimentar, convencidos de que esta oferta – se for acompanhada do propósito de recomeçar imediatamente – não é um acto superficial, mas um acto de amor puro, que atrai o Seu perdão e a Sua Graça, e é a mais bela resposta que podemos dar ao Seu amor.

Chiara Lubich

Notícias

P. Cardoso – 50 anos de Sacerdócio
Todos o conhecemos. Muitos beneficiámos da sua entrega, do seu saber, do seu amor contagiante a Cristo e à Sua Igreja. Com ele, vamos agradecer ao Senhor o dom do Sacerdócio.

Programa:
Dia 21, às 21h30 - Vigília (com a encenação de um texto da autoria do P. Cardoso)
Dia 22, às 11h00 - Eucaristia de Acção de graças
- Almoço (no “Caravela”)

Quem desejar participar no almoço deverá tratar de fazer a sua inscrição até ao dia 18, no cartório paroquial.

Bento XVI
No próximo dia 16, segunda-feira, o papa Bento XVI celebra o seu 80º aniversário de vida e, no dia 19, quinta-feira, o 2º ano da eleição pontifícia. Não deixemos de nos unir à oração de toda a Igreja para que o Bom Pastor lhe dê saúde e ânimo na condução da Sua Igreja.


Celebração de S. Jorge – Patrono do Escutismo
No dia 22, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, com a Presença de D. José Policarpo, o Escutismo Católico (CNE) celebra o dia do seu padroeiro.

Esta Semana

19 a 21 em Lisboa – III Congresso Mundial da Fundação Internacional das Ligas dos Direitos do Homem sobre “Migrações e os Direitos Humanos”
20 – Dia do Turista
21 – Cinquentenário da Encíclica de Pio XII “Fidei Donum” ( Sobre a Situação das Missões Católicas particularmente em África)
22 – Dia Mundial da Terra
22 – Em todas as Dioceses inicia-se a XLIV Semana de Oração pelas Vocações Consagradas

Missionários da Oração
“Ó Eterno Deus, cuja Misericórdia é infinita e cujo tesouro de compaixão não tem limites, olhai-nos propício e aumentai a Vossa Misericórdia para connosco, para que não desesperemos nem desanimemos nos momentos difíceis, mas com grande confiança nos conformemos à Vossa santa Vontade, que é o Amor e a própria Misericórdia”.

Leituras
16 L 1 Act 4, 23-31; Sal 2; Ev Jo 3, 1-8
2ª Feira

17 L 1 Act 4, 32-37; Sal 92; Ev Jo 3, 7b-15
3ªFeira

18 L 1 Act 5, 17-26; Sal 33; Ev Jo 3, 16-21
4ªFeira

19 L 1 Act 5, 27-33; Sal 33; Ev Jo 3, 31-36
5ªFeira

20 L 1 Act 5, 34-42; Sal 26; Ev Jo 6, 1-15
6ªFeira

21 L 1 Act 6, 1-7; Sal 32; Ev Jo 6, 16-21
Sábado

22 Domingo III da Páscoa
Domingo L 1 Act 5, 27b-32.40b-41; Sal 29; L 2 Ap 5, 11-14; Ev Jo 21, 1-19 ou
Jo 21, 1-14

Sem comentários: