sexta-feira, 20 de abril de 2007

Folha Informativa - Dom. 22 de Abril de 2007

Palavra do Pároco

Um Sacerdócio de Ouro
Largos anos amou e serviu o padre Cardoso esta nossa Paróquia.
Muitos me têm testemunhado o seu zelo sacerdotal, a sua sabedoria, o seu entusiasmo, a sua bondade, características essas que eu mesmo posso agora constatar enquanto pároco.
Foi por isso com muita alegria que acolhi o desejo do padre Cardoso em celebrar entre nós as suas bodas de ouro sacerdotais.
É para todos nós uma grande honra e uma oportunidade única de lhe prestarmos a justíssima, embora modesta, homenagem.
Apesar de actualmente residir em Fátima, que bom seria que pudéssemos voltar a contar com a sua presença assídua entre nós e voltar a acolhê-lo, nesta nossa casa comum, como a um irmão mais velho a quem tanto devemos na vida espiritual e eclesial e de quem temos tanto ainda a esperar.


Destaque

50
Santificareis o quinquagésimo ano, proclamando no país a liberdade de todos os que o habitam. Este ano será para vós jubileu, cada um de vós recobrará a sua propriedade e voltará para a sua família. O quinquagésimo ano é o ano do jubileu. Lv, 25-10,11.

Meio século passou. Cinquenta anos de alegrias, vitórias, derrotas, e - podemos dizê-lo - cinquenta anos de caminhada com o Mestre, desde aquele dia já longínquo em que a alma jovem do padre Cardoso respondeu ao apelo interior: - Tu, segue-me.
Foram anos cheios de graças, de espiritualidade - todos nós recordamos com um misto de emoção e saudade as suas homilias – mas também foram anos em que ele conheceu a incompreensão.
Nós, na altura jovens, muito beneficiámos da sua total entrega à Paróquia e aos mais necessitados. E o seu exemplo e os seus ensinamentos ainda hoje nos inspiram na nossa vida. E é por isso que hoje, tantos anos após, lhe dizemos:
Obrigada, Padre Cardoso!

Uma paroquiana

Pensamento

Se passamos o tempo a julgar as pessoas não temos tempo para amá-las.
Madre Teresa de Calcutá

Meditação

Cá estou eu a julgar que vou remando…
Cá vai Deus a remar
E eu a ser um remo com que Deus
Rasga caminhos pelo Mar
Sebastião da Gama

Destaque

A nova igreja de Miraflores: Por fim, o início!
É imerso na alegria pascal que torno pública a notícia do início das obras da igreja de Miraflores, a terem lugar ainda neste mês de Maio. Durante muitos e muitos anos, entre trabalhos e angústias, sonhou-se e trabalhou-se para que este momento chegasse. Ei-lo, enfim!
Todavia, as coisas não correram bem como esperávamos!… A candidatura à comparticipação por parte do Estado não obteve qualquer resposta e as perspectivas de financiamento são praticamente nulas. Da verba atribuída pela Câmara de Oeiras, embora generosa, pouco restará após o pagamento dos projectos de arquitectura e especialidades e dos serviços da empresa de fiscalização. Isto significa que por agora, no que diz respeito aos custos da construção, estamos por nossa conta e por conta de Deus.
Mesmo assim, decidimos avançar! Conheço agora a generosidade e o empenho dos paroquianos de Algés – Miraflores por esta causa e sei que levarão esta obra a bom termo. Todavia, vamos ser realistas. Começaremos por construir o centro pastoral, composto por várias salas destinadas à catequese, grupos e serviços paroquiais e o piso inferior da igreja que inclui as capelas mortuárias e uma ampla garagem. Trata-se de um equipamento imprescindível para que a Comunidade possa simplesmente funcionar e existir como tal. Por fazer, ficará o auditório e a igreja.
Certamente que o dinheiro que temos não vai chegar para fazer esta primeira fase. Teremos de recorrer a um empréstimo bancário a pagar ao longo de vários anos. Nos próximos tempos, o objectivo será reduzir ao máximo o valor do empréstimo, de forma a não comprometer a construção da fase seguinte, a construção da Igreja.
Cabe-nos a nós fazer que, sobre este desafio, se abatam duas grandes vagas: a da oração e a da angariação de fundos. Todos estamos convocados!

Destaque

Festa das Famílias
Pelo segundo ano consecutivo, vamos organizar a Festa das Famílias no parque de Santo António, em Miraflores. Pretende este evento promover os valores familiares e o convívio das famílias de Algés - Miraflores. Será no dia 13 de Maio Domingo, com início às 15h00, terminando com a missa campal, às 19h00, presidida por D. Carlos Azevedo. Convide a sua família (ou alguém da sua família) para, com outras famílias passar uma tarde bem agradável. Traga algo para podermos fazer um lanche partilhado.

Bodas de Casamento
Durante a Festa das Famílias e na missa com que ela encerra gostaríamos de fazer uma pequena festa aos casais que, neste ano, celebram as suas bodas de prata, ouro ou diamante. Para tal, pedimos que nos indiquem no cartório paroquial o nome e morada de casais que celebrem ao longo deste ano de 2007 o seu jubileu matrimonial, afim de podermos convidar pessoalmente.

Semana de Oração pelas Vocações Consagradas
Somos convidados, de forma particular, esta semana, a rezar pelas vocações.
É Cristo que Escolhe, Chama e Consagra, pela acção do Espírito Santo. Trata-se dum Dom de Cristo à Sua Igreja; mas cabe-nos a nós, Igreja, pedir esse dom e acolhê-lo com fé, na certeza de que, mesmo ao ritmo das vicissitudes do tempo e da história, Ele nunca nos faltará.
Esta Semana
22 a 29 – Semana de Oração pelas Vocações Consagradas.
22 – Em Lisboa, no Parque da Bela Vista, Celebração de S. Jorge, Patrono dos
Escuteiros, presidida por D. José Policarpo.
23 – Dia Mundial do Escutismo
24 – 2º Aniversário do Início do Pontificado de Bento XVI
29 – Domingo do Bom Pastor - Dia Mundial de Oração pelas Vocações


Missionários da Oração

Operários para a Tua messe, Senhor
Jesus, filho de Deus, Enviado pelo Pai, para nos revelar o seu amor misericordioso,
concedei à Vossa Igreja, o dom de jovens prontos a “fazerem-se ao largo”
para serem entre irmãos uma manifestação da Vossa presença salvifica e renovadora.
Concede na Tua “Vinha”operários santos, para que santifiquem o Teu povo com os instrumentos da Tua Graça.

Leituras
23 L 1 Act 6, 8-15; Sal 118; Ev Jo 6, 22-29
2ª Feira

24 L 1 Act 7, 51-8,1a; Sal 30; Ev Jo 6, 30-35
3ªFeira

25 Festa de São Marcos, Evangelista
4ªFeira L 1 1 Pedro 5, 5b-14; Sal 88; Ev Mc 16, 15-20

26 L 1 Act 8, 26-40; Sal 65; Ev Jo 6, 44-51
5ªFeira

27 L 1 Act 9, 1-20; Sal 116; Ev Jo 6, 52-59
6ªFeira

28 L 1 Act 9, 31-42; Sal 115; Ev Jo 6, 60-69
Sábado

29 Domingo IV da Páscoa, (domingo do Bom Pastor)
Domingo L 1 Act 13, 14.43-52; Sal 99; L 2 Ap 7, 9.14b-17; Ev Jo 10, 27-30

Sem comentários: