segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Folha Informativa - Dom. 25 de Novembro de 2007

XXXIV Domingo do Tempo Comum
Palavra do Pároco
Ordenações
No próximo Domingo, o seminarista Abel (que tem colaborado na nossa Paróquia) vai ser ordenado diácono.
Gostaria hoje de lhe dar a palavra neste espaço da Folha Informativa:
«Recebe o Evangelho de Cristo que tens a missão de proclamar. Crê o que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas. Será com estas palavras que no próximo dia 2 de Dezembro entregará a mim e a cada um dos que formos ordenados, o Evangeliário, um dos símbolos da ordenação de diácono. Este é um momento chave na minha vida e será certamente um acontecimento importante na vida da paróquia.
Este momento é fruto de uma longa caminhada de seminário iniciada em 2001, mas com a origem remota na comunidade paroquial que me viu nascer. Foi no Milharado, concelho de Mafra que foi frutificando a pequena semente que deu origem à minha vocação. Mas é também actualmente na paróquia de Algés- Miraflores que essa semente se vai desenvolvendo. Trata-se de ir aprendendo a servir rostos concretos a quem serei chamado a servir como ministro ordenado. Por isso sinto também, neste momento, que transporto comigo um pouco de cada um de vós que me vistes e sobretudo que este dom que o Senhor me concede é para ser gasto ao vosso serviço.
Neste sentido gostaria de poder contar com a vossa presença no próximo dia 2 de Dezembro às 15h30 no Mosteiro dos Jerónimos. A todos peço que rezeis por mim ao Senhor para que Ele possa fazer de mim um instrumento através do qual possa brilhar o Evangelho. Conto com a vossa presença e oração.»
Abel Ferreira
Pensamento
O que nos deve atrair à Igreja ao Domingo? O facto de que Deus soberano que mantêm o universo pela expressão do seu poder, querer encontrar-se connosco.
Tony Evans
Aquele que comunga une-se a Jesus Cristo como se unem duas ceras fundidas, de modo a formarem um só todo.
S. Cirilo de Alexandria

Meditação
O bom ladrão
Este ladrão roubou o Paraíso. Nunca ninguém, antes dele, ouviu semelhante promessa: nem Abraão, nem Isaac, nem Jacob, nem Moisés, nem os profetas, nem os Apóstolos…O ladrão entrou primeiro que todos eles! Mas também a sua fé ultrapassou a deles. Viu Jesus atormentado, e adorou-O como se fosse na glória. Viu-O pregado numa cruz, e suplicou-Lhe como se Ele estivesse no trono. Viu-O condenado, e pediu-Lhe uma graça como a um rei.
Ó ladrão admirável! Viste um homem crucificado, e proclamaste-O Deus!
S. João Crisóstomo
À Mesa da Palavra
Os grupos «À Mesa da Palavra»
Já começaram a reunir-se os primeiros grupos de partilha sobre a Palavra de Deus de cada Domingo. Todavia, são vários os grupos que ainda estão longe de estar preenchidos e aguardamos que, após esta resposta ainda muito tímida, outros se decidam a integrar estes grupos ou a formar novos grupos. Espero que, ao ler estas linhas, não se esqueça que esta proposta é também para si.
A partir de agora, as folhas para inscrição deixarão de estar na mesa à porta da Igreja e deverão ser feitas directamente no serviço de atendimento da Paroquia.

Para reflectir…
Antes de se fazer carne e alimento eucarístico, o Verbo se fez escritura, Palavra de vida e amor, revelação de Sua bondade e infinita misericórdia.
A escuta religiosa da Palavra de Deus é fundamental para o Encontro com Ele. Vivemos a vida segundo o Espírito em proporção da capacidade de dar espaço à Palavra, de fazer nascer o Verbo de Deus no nosso coração.
A leitura frequente da Bíblia nos habituará à voz do Espírito, ajudar-nos-á a reconhecê-la nas diversas circunstâncias, nos ensinará a ter um coração sábio. A Palavra faz-nos mergulhar em Deus.
Dom Nelson Westrupp

Destaque
Em Dia de Cristo Rei
A sua coroa será feita de espinhos…O seu trono será uma cruz…O seu poder diferente do poder do mundo…O seu mandamento será o do Amor…A sua Lei serão as Bem-Aventuranças…O seu Reino será um mundo de Paz… Decididamente, este Rei não é como os outros, porque o seu Reino não é deste mundo. Contudo, a nós que somos convidados a segui-l’O, cabe-nos fazer com que esse Reino se realize. E fazemo-lo sempre que somos artífices da paz e nos amamos como Ele nos ama. Nada mais…mas nada menos!
Se é a nós que compete, com a força do Espírito Santo, a construção do Reino de Cristo, então que cada um coloque os seus dons ao serviço do reino. Celebremos com fé e alegria a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Santo André, Apóstolo – 30 de Novembro
Natural de Betsaida, era irmão de S. Pedro e foi um dos primeiros discípulos a seguir o Senhor. Conhecido também como protókletos (primeiro chamado), foi o fundador da Igreja de Bizâncio (Constantinopla), no ano 36. Segundo antiga tradição sofreu o martírio e foi crucificado na Acaia numa cruz em forma de X (heraldicamente conhecida como Cruz de Santo André).

Sabia que
Uma portuguesa no Vaticano
A portuguesa Teresa de Jesus Osório Dias Gonçalves é, desde a passada Terça-feira, consultora do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso (CPDIR), organismo da Cúria Romana no qual coordenou, entre 1988 e 2004, o grupo de trabalho sobre seitas e novos movimentos religiosos. A viver em Roma «há muitos anos», após ter decidido abandonar Coimbra para ir estudar teologia, esta leiga é uma das vozes mais ouvidas pelo Vaticano quando o tema é a famosa New Age e foi mesmo uma das autoras do documento da Santa Sé sobre este fenómeno, apresentado em Fevereiro de 2003: «Jesus Cristo, portador da água viva.»

Spe Salvi (Salvos pela Esperança)
Será o nome da segunda Encíclica de Bento XVI, a sair provavelmente pelo Natal, que tem como pano de fundo a Carta de São Paulo aos Romanos: «Que o Deus da Esperança vos encha plenamente de alegria» (Rom 15, 13)

Notícias
A Doutrina Social da Igreja, pelo prof. Marcelo Rebelo de Sousa
A Vigararia V vai organizar um conjunto de três encontros vicariais sobre o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, com o objectivo de suscitar o interesse pela formação dos cristãos nesta área, apontada pelo senhor Patriarca como prioritária para este ano pastoral.
O primeiro encontro vai realizar-se na paróquia do Estoril na próxima quarta – feira, dia 28 e será orientado pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa. Também Algés está convidada a participar.

Os avós preparam o Natal
Terça – feira, dia 27, às 18h30
Quinta – feira, dia 29, às 21h30

A par da ternura e da alegria, a quadra de Natal traz, não raro, também sentimentos de alguma tristeza e amargura. Uma das causas prende-se com a constatação de que, progressivamente, Jesus é colocado fora deste acontecimento festivo que deveria encontrar n’Ele o seu único sentido. Hoje, todos sentimos que o Natal necessita, urgentemente, de ser evangelizado.
Em muitas famílias, os avós são os últimos guardiães deste sentido verdadeiramente cristão do Natal. Assim, o Serviço Paroquial da Pastoral da Família decidiu este ano promover um encontro para que os avós pudessem partilhar as suas iniciativas e ajudarem-se mutuamente nesta missão que o Senhor lhes confia.
O encontro repetir-se-á em duas datas e horas distintas, afim de melhor se coadunar aos horários de todos.

A Semana da Caridade
Entre o dia 1 e o dia 9 de Dezembro, decorrerá na nossa paróquia a tradicional Semana da Caridade. Somos convidados a deixar a nossa ajuda para os mais pobres, oferecendo bens alimentares, deixando a nossa oferta monetária nos peditórios à saída da igreja, comprando as prendas no “Mercadinho de Natal” organizado pelas vicentinas. Assim, com a ajuda de todos, vamos tornar mais suportável o Natal dos mais pobres.

Agenda
Terça-feira, dia 27
- Reunião da direcção do Centro Social Paroquial, às 19h00

Sexta-feira, dia 30
- Vigília de oração para os catequistas, às 21h30
- Vigília das ordenações, na Sé Patriarcal, às 21h30

Domingo, dia 2
- Ordenações no mosteiro dos Jerónimos, às 15h30

Missionário da oração
Caio aos teus pés, Senhor, em adoração.
Agradeço a ti, Deus de bondade!
Imploro a ti, ó Santo!
Diante de ti me dobro,
Tu, amigo da humanidade!
A ti glorifico, Cristo,
Pois és o Filho único e Senhor do Universo.
S. Efrém, o Sírio

Leituras
26 L 1 Dan 1, 1-6.8-20; Sal Dan 3, 52-56; Ev Lc 21, 1-4
2ª Feira
27 L1 Dan 2, 31-45; Sal Dan 3, 57-61; Ev Lc 21, 5-11
3ªFeira
28 L 1 Dan 5, 1-6.13-14.16-17.23-28; Sal Dan 3, 62-67; Ev Lc 21, 12-19
4ªFeira
29 L 1 Dan 6, 12-28; Sal Dan 3, 68-74; Ev Lc 21, 20-28
5ªFeira
30 S. André, apóstolo - Festa
6ª Feira L 1 Rom 10, 9-18; Sal 18 A; Ev .Mt 4, 18-22
01 L 1 Dan 7 15-27; Sal Dan 3, 82-87; Ev.Lc 21, 34-36
Sábado
02 Domingo I do Advento
Domingo L 1 Is 2, 1-5; Sal 121; L 2 Rom 13, 11-14 ; Ev Mt 24, 37-44

Foto: Capela do Senhor dos Remédios, Sardoal, deste site, em regime de Creative Commons, a quem agradecemos

Sem comentários: