quarta-feira, 14 de novembro de 2007

«É preciso mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II, na qual esteja bem estabelecida a função do clero e do laicado, tendo em conta que todos somos um, desde quando fomos baptizados e integrados na família dos filhos de Deus, e todos somos corresponsáveis pelo crescimento da Igreja».
Bento XVI, aos Bispos Portugueses, em 10/11/20o7
.
A este propósito, escreveu J. Pacheco Pereira
.
E ainda
«...À vista da maré crescente de cristãos não praticantes nas vossas dioceses, talvez valha a pena verificardes «a eficácia dos percursos de iniciação actuais, para que o cristão seja ajudado, pela acção educativa das nossas comunidades, a maturar cada vez mais até chegar a assumir na sua vida uma orientação autenticamente eucarística, de tal modo que seja capaz de dar razão da própria esperança de maneira adequada ao nosso tempo» (Exort. ap. pós-sinodal Sacramentum caritatis, 18).»
Vale a pena ler todo o discurso, disponível aqui
.
Muito belas, também, algumas palavras de D. Jorge Ortiga, presidente da CEP, no seu discurso a Bento XVI, por ocasião dessa visita ad limina.
A conferir aqui
Pedro Cruz

Sem comentários: