sexta-feira, 11 de maio de 2007

Folha Informativa - Dom. 13 de Maio de 2007

Palavra do Pároco
Dia Internacional da Família
A 15 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Família. Numa escalada suicida, assistimos hoje a um proliferar de políticas e de práticas que vão corroendo este alicerce fundamental da sociedade.
Não é necessário ser-se cristão para constatar que os valores e as virtudes familiares deverão ser urgentemente recuperadas. Não se trata de voltar a um passado mas de viver, nas circunstâncias presentes, os valores intemporais. A quantos de nós que, por vezes, nos angustiamos pelas dificuldades em viver, na plenitude, os valores familiares em que acreditamos, escreve Bento XVI: «quando uma família funda todo o seu projecto na confiança em Deus, nada lhe é impossível».

Pensamento
Ensina cedo a teus filhos que o pão dos homens é feito para ser dividido

P. Carre
Meditação
Feliz de ti porque acreditaste
A vida de Maria não foi uma tournée turística. A vida de Maria não foi assim. A Mãe, também ela, foi caminhante. Percorreu as nossas mesmas estradas, e no seu caminhar houve as características típicas de uma peregrinação: sobressaltos, confusão, perplexidade, surpresas, medo, fadiga. Mais do que tudo, houve interrogações: «Que é isso? Será mesmo? E agora que vamos fazer? Não vejo nada. Está tudo escuro». A vida de Maria não foi turismo. Como todos nós, ela foi descobrindo o mistério de Jesus Cristo, com a atitude típica dos pobres de Deus: abandono, busca humilde, disponibilidade confiante. Também a Mãe teve de ir peregrinando entre ruas vazias e vales escuros, buscando pouco a pouco o Rosto e a vontade do Pai, como nós…
Inácio Larrañaga
Destaque
Serviço de Aconselhamento de Apoio à Família
Se gostaria de conversar com alguém sobre o seu relacionamento conjugal, as dificuldades sentidas na educação e acompanhamento dos filhos, na regulação dos nascimentos, na gestão e organização da vida familiar, etc., saiba que a nossa Paróquia dispõe agora de um novo Serviço vocacionado para essas situações.
O serviço de Aconselhamento de Apoio à Família é composto por uma equipa especializada e nasce de uma parceria entre a Paróquia de Algés – Miraflores, o Centro Social Paroquial e a Associação Famílias para o III Milénio.
Este serviço é gratuito e confidencial, e funciona às quartas – feiras, entre as 18h00 e as 19h30, nas instalações da Paróquia.

Notícias
Enciclopédia de Fátima
Será apresentada dia 11 de Maio no Congresso Internacional da Santíssima Trindade, em Fátima, por ocasião do 90º Aniversário Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a primeira enciclopédia sobre Fátima. Estudo pioneiro, científico, resultado dum trabalho interdisciplinar (história, teologia, arte, sociologia, etnografia, etc.), aborda os acontecimentos de Fátima nas suas múltiplas componentes: origem e evolução das aparições, actores e lugares, temas e problemas...

Festa das Famílias, em Algés – Miraflores
Não se esqueçam, neste Domingo, de comparecer em família no Jardim da Quinta de Santo António, em Miraflores, para participar na Festa das Famílias. Será uma tarde de convívio e partilha entre as Famílias. Tragam algo para por em comum na hora do lanche e disponibilidade para participar na Eucaristia de encerramento, às 19h00, presidida por D. Carlos Azevedo.

Noites de fados no salão paroquial
Integrado na comemoração dos 100 anos da fundação do Escutismo, o Agrupamento de Algés está a organizar uma noite de fados para o próximo Sábado, dia 19 de Maio, pelas 21h30 no salão paroquial.
Patrocinado pela Academia do Fado, estarão entre nós 6 fadistas, uma guitarra portuguesa e uma viola para uma noite inesquecível. A partir das 20h30 terão à nossa disposição uma pequena ceia (caldo verde; chouriço....) e bebidas (sangria; café...). Não deixe de comparecer…
Os lugares são limitados e o acesso ao espectáculo é feito por reserva, sendo 15 € por pessoa. As reservas podem ser feitas por telefone (214213525 ou 963092542 / 919704452 ou pessoalmente no Salão Paroquial de Algés (no sábado à tarde).
Ao participar neste evento está a ajudar nas actividades do Agrupamento 297 - Escuteiros de Algés

Sabia Que…
Quinta – feira da «Espiga» e as Rogações
Tempo litúrgico de oração pelas necessidades dos homens especialmente pelos frutos do campo e do trabalho humano. Tudo leva a crer que resultaram da cristianização de cultos pagãos relacionados com a produção agrícola, por volta do séc. III ou IV. As rogações também chamadas Litanias Menores foram fixadas pela Conferência Episcopal Portuguesa na Quinta-Feira da VI Semana da Páscoa – popularmente chamada Quinta-Feira de Espiga.
Era tradição, nesse dia, ir-se ao campo e colher o dito ramo que se compunha de: espigas de trigo (para que nunca faltasse o pão); folhagem de oliveira (símbolo da paz); flores – malmequeres (ouro e prata), papoilas (amor e vida) e o alecrim símbolo da saúde e força. Esse ramo era conservado durante todo o ano.

Missionários da Oração
Bênção dos Frutos
Nós te damos graças, ó Deus, e te oferecemos as primícias dos frutos que Tu nos deste para o nosso sustento.
Tu os produziste por meio da Tua palavra, mandando que a terra produzisse toda a espécie de fruto para a alegria e para o alimento dos homens e dos animais.
Nós te louvamos, Senhor, por todos os dons e benefícios que nos concedeste, dotando toda a criação de muitos frutos para nós, por meio do Teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. Por Ele tu tens a glória nos séculos dos séculos. Amem.

Leituras
14 - Festa de S. Matias, Apóstolo
2ª Feira L 1 Act 1, 15-17.20-26; Sal 112; Ev Jo 15, 9-17
15 - L 1 Act 16, 22-34; Sal 137; Ev Jo 16, 5-11
3ªFeira
16 - L 1 Act 17, 15.22-18,1; Sal 148;Ev Jo 16, 12-15
4ªFeira
17 - L 1 Act 18, 1-8; Sal 97; Ev Jo 16, 16-20
5ªFeira
18 - L 1 Act 18, 9-18; Sal 46; Ev Jo 16, 20-23a
6ªFeira
19 - L 1 Act 18, 23-28; Sal 46; Ev Jo 16, 23b-28
Sábado
20 - Ascenção do Senhor
Domingo L 1 Act 1, 1-11; Sal 46; L 2 Ef 1, 17-23 ou Hebr. 9, 24-28;10, 19-23; Ev Lc 24, 46-53

Sem comentários: