segunda-feira, 19 de maio de 2008

Folha Informativa - Dom. 18 de Maio de 2008

Domingo VII do Tempo Comum
Solenidade da Santíssima Trindade


Palavra do Pároco
Uma Família chamada Deus
Ao longo da história, o cristianismo foi acusado por muitos, erradamente, de se ter afastado do monoteísmo, ao professar no seu Credo que Deus é Trindade: um só Deus em três Pessoas distintas. De facto, a Igreja, anuncia que Deus é Família, um Mistério de Comunhão e de Amor sublimes, à imagem do qual todos nós fomos criados. Por isso trazemos em nós estampado o Rosto da Comunhão e do Amor; por isso, a Igreja é chamada a reflectir o rosto de Deus ao ser, simultaneamente, sinal de Unidade e de Comunhão no mundo de hoje.

Pensamento
No seio da Virgem Maria, uma nova humanidade floresceu. No seio de Maria, a Trindade Eterna suscitou esta nova criação de uma humanidade tão transparente a Deus que o verdadeiro Rosto de Deus pôde, enfim, manifestar-se nela.

Maurice Zundel
Meditação
Na Solenidade do Corpo de Deus
Ó Admirável Sacramento
Pasme o homem todo, estremeça a terra inteira, rejubile o céu em altas vozes quando, sobre o altar, estiver nas mãos do sacerdote o Cristo, Filho de Deus vivo!
Ó grandeza maravilhosa, ó admirável condescendência!
Ó humildade sublime, ó humilde sublimidade!
O Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, se humilha a ponto de se esconder, para nosso bem, na modesta aparência do pão.
S. Francisco de Assis
Mês de Maio - Mês de Maria
Bento XVI

A minha saudação para todos vós neste mês de Maio, que tradicionalmente chama o povo cristão a multiplicar os seus gestos diários de veneração e imitação de Nossa Senhora.
Mostrai-vos agradecidos, não regateando a Deus o tempo que Lhe deveis. Rezai o terço todos os dias! Deixai a Virgem Mãe possuir o vosso coração: confiai-lhe tudo o que sois, tudo o que tendes! E Deus será tudo em todos.
Quarta-feira 07.05.2008
Ó Rosário Bendito de Maria
Ó Rosário bendito de Maria,
doce cadeia que nos prende a Deus,
vínculo de amor que nos une aos Anjos,
torre de salvação contra os assaltos do inferno,
porto seguro no naufrágio universal,
não te deixaremos jamais.
Serás o nosso conforto na hora da agonia.
Seja para ti o último beijo da vida que se apaga,
e a última palavra dos nossos lábios
há de ser o teu nome suave,
ó Rainha do Rosário (…)
João Paulo II

À mesa da Palavra
A Lectio Divina
Apraz-me mencionar a difusão da antiga prática da lectio divina, ou «leitura espiritual» da Sagrada Escritura. Ela consiste em permanecer prolongadamente sobre um texto bíblico, lendo-o e relendo-o, quase «ruminando-o», como dizem os Padres, e espremendo, por assim dizer, todo o seu «sumo», para que alimente como linfa a vida concreta. É condição da lectio divina que a mente e o coração sejam iluminados pelo Espírito Santo, isto é, pelo mesmo Inspirador das Escrituras, e para isto se coloquem em atitude de «religiosa escuta».
Bento XVI ( Angelus, 06.11.2005)
Notícias da nossa Paróquia
Dia de Corpo de Deus
Na próxima quinta – feira, dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, teremos as missas em horário de Domingo, incluindo as missas vespertinas. Ao contrário do que foi escrito na última Folha Informativa, neste ano, a proposta de Adoração será um pouco diferente: após as missas das 11h00, em Algés, e das 12h15, em Miraflores, o Santíssimo ficará exposto em ambas as igrejas até às missas da tarde. Convidamos os grupos da Paróquia, as famílias e todos os cristãos a organizarem as suas vidas para passarem algum tempo de adoração e de louvor diante do Santíssimo Sacramento do Altar.

Conferência de Vasco Pinto Magalhães, S.J.
Na próxima quarta – feira, dia 21, às 21h30, na Igreja de Algés, o padre jesuíta Vasco Pinto Magalhães fará uma conferência subordinada ao tema: «Faz sentido acreditar na Ressurreição? Imortalidade – Reencarnação – Ressurreição». Esta iniciativa, organizada conjuntamente pelas Paróquias de Algés, Cruz Quebrada e Linda-a-Velha, pretende ajudar os cristãos das nossas paróquias a aprofundarem a sua fé em ordem aos desafios da Missão no mundo de hoje.

Dia 31 de Maio – Procissão de Velas
Como é habitual, no último dia do mês de Maio (este ano a um Sábado), vamos organizar a procissão de Velas pelas ruas da nossa Paróquia. O itinerário será brevemente divulgado. Reserve esta noite…

Dia 1 de Junho – Festa das Famílias
Na tarde do Domingo, dia 1 de Junho, a nossa paróquia vai organizar, pelo terceiro ano consecutivo, a Festa das Famílias no parque da Quinta de Santo António, em Miraflores. Trata-se de uma tarde de encontro festivo das Famílias residentes na Paróquia, que culminará com a missa campal.

Peregrinações ao Santuário de Fátima
Vamos encerrar o Ano Pastoral com a habitual peregrinação ao Santuário de Fátima, no próximo dia 28 de Junho, Sábado. Pedimos a todos os paroquianos e a todos os grupos paroquiais que organizem a sua vida no sentido de poderem participar neste momento festivo e orante da nossa Comunidade Paroquial. Com esta Peregrinação abrimos oficialmente, também, o Ano Paulino na nossa Paróquia.
No dia 10 de Junho, este ano, iremos também participar com as crianças da nossa Paróquia na peregrinação nacional das crianças a Fátima.

Peregrinação Paroquial à Terra Santa
Peregrinar à Terra Santa deveria ser uma meta de qualquer cristão, mesmo que isso obrigue a esforços suplementares. Seguir os passos de Jesus, de Belém a Jerusalém, rezar nos locais onde se realizaram os grandes acontecimentos da nossa Salvação, aprofundar os conhecimentos bíblicos, tudo isto faz com que as peregrinações à Terra Santa sejam peregrinações únicas entre todas as que possamos realizar. Nos dias 12 a 19 de Setembro, a nossa Paróquia vai em peregrinação à terra santa com o seu pároco. Organizemo-nos para nela podermos participar. Em breve serão dadas mais informações.

Esta Semana
18 – Lisboa – Mosteiro de S. Vicente de Fora – Dia da Igreja Diocesana
21 – Lisboa – Mosteiro de S. Vicente de Fora – Homenagem a D. António Ribeiro
22 – Solenidade do Corpo de Deus

Missionários da Oração
Sinal de Amor
Que a nossa vida, vivida na «graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor do Pai e na Comunhão do Espírito Santo», seja um sinal do amor de Deus para os nossos irmãos.

Leituras
19 ► L 1 Tg 3, 13-18; Sal 183; Ev Mc 9, 14-29
2ª Feira
20 ► L 1 Tg 4, 1-10; Sal 54; Ev Mc 9, 30-37
3ªFeira
21 ► L 1 Tg 4, 13-17; Sal 48; Ev Mc 9, 38-40
4ªFeira
22 ► Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - Solenidade
5ª Feira L 1 Deut 8, 2-3.14b-16a; Sal 147; L 2 1 Cor 10, 16-17; Ev Jo 6, 51-58
23 ► L 1 Tg 5, 9-12.26; Sal 102; Ev Mc 10, 1-12
6ª Feira
24 ► L 1 Tg 5, 13-20; Sal 140; Ev Mc 10, 13-16
Sábado
25 ► Domingo VIII do Tempo Comum Domingo L 1 Is 49, 14-15; Sal 61; L 2 1 Cor 4, 1-5; Ev Mt 6, 24-34

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!

Gostaria de saber se este ano 2009 vai haver a Procissão das Velas e se será no dia 31 de Maio

Obrigado