domingo, 11 de maio de 2008

Folha Informativa - Dom. 11 de Maio de 20087

Domingo 11 de Maio de 2008
Domingo de Pentecostes


Palavra do Pároco
«Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo»
Pela a acção do Espírito de Deus em nós, a nossa missão de enviados surge do próprio Jesus. Cristo é Deus com o Pai e o Espírito. Sermos enviados por Ele significa sermos também um com Ele: pela intimidade de vida, confiança absoluta, amor verdadeiro e transparente. É este o decisivo horizonte da missão de cada um: ser santo, ser de Deus, pelo Espírito derramado em nossos corações.

Pe Nuno Coelho
Pensamento
O Espírito não gera vontade alguma que lhe resista; transforma, divinizando-a, só aquela que o quer.
S. Máximo
Meditação
O ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é como cautério suave da alma, «porque como afirma Moisés no Deuteronómio: 'O Senhor nosso Deus, é um fogo devorador' (Dt 4, 24), isto é, um fogo de amor. Ele tem uma força infinita, podendo, de modo inefável, consumir e transformar em Si a alma que tocar. Porém, a cada um queima e consome conforme a encontra preparada: a umas mais, a outras menos; e fá-lo quanto, como e quando quiser.»
São João da Cruz

Destaque
FÁTIMA - 13 de MAIO
«Rezem o Terço todos os dias» -Nossa Senhora aos pastorinhos a 13 de Maio de 1917
«Todas as pessoas de boa vontade podem e devem, diariamente, rezar o seu Terço. E para quê? Para nos pormos em contacto com Deus, agradecer os seus benefícios e pedir-Lhe as graças de que temos necessidades. É a oração que nos leva ao encontro familiar com Deus, como o filho que vai ter com o seu pai para lhe agradecer os benefícios recebidos, tratar com ele os seus assuntos particulares, receber a sua orientação, a sua ajuda, o seu apoio e a sua bênção.
Irmã Lúcia
Mês de Maio - Mês de Maria
Cristo é o Mestre por excelência, o revelador e a revelação. Não se trata somente de aprender as coisas que Ele ensinou, mas de o aprender a Ele. Nisto, porém, qual mestra mais experimentada do que Maria? Se do lado de Deus é o Espírito, o Mestre interior, que nos conduz à verdade plena de Cristo, de entre os seres humanos, ninguém melhor do que Ela conhece Cristo, ninguém como a Mãe pode introduzir-nos no profundo conhecimento do seu mistério. (…) Percorrer com Ela as cenas do rosário é como frequentar a «escola» de Maria para ler Cristo, penetrar nos seus segredos, compreender a sua mensagem.
João Paulo II

SEMANA DA VIDA - 11 a 18 de MAIO
A Conferência Episcopal Portuguesa organiza, desde 1994, a Semana da Vida., que este ano será subordinada ao tema – «Vida com Esperança». Decorre do apelo lançado em 1991 por João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha como objectivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…».

Bento XVI
A Igreja teve o seu início solene com a vinda do Espírito Santo. Nesse extraordinário acontecimento, podemos ver as suas características essenciais:
A Igreja é una, como a comunidade de Pentecostes, que estava unida na oração com «um só coração e uma só alma» (Actos 4, 32).
A Igreja é santa, não por seus méritos, mas porque, animada pelo Espírito Santo, tem o olhar fixo em Cristo, para viver conforme Ele e seu amor.
A Igreja é católica, porque o Evangelho está destinado a todos os povos e por esse motivo, já desde o início, o Espírito Santo faz com que fale todos os idiomas.
A Igreja é apostólica, já que - construída sobre o alicerce dos apóstolos - custodia fielmente seu ensinamento através da corrente ininterrupta da sucessão apostólica.
Além disso, a Igreja, por sua própria natureza, é missionária, e desde o dia de Pentecostes o Espírito Santo não deixa de conduzi-la aos caminhos do mundo, até os últimos confins da terra e até o final dos tempos.
Bento XVI, Regina Caeli 27/05/2007
À mesa da Palavra
A Igreja nasce da Palavra de Deus, cujo significado último é o próprio Verbo de Deus e o Verbo encarnado, Jesus Cristo. É a Palavra dos profetas, a Palavra dos apóstolos e, por fim, a Palavra escrita da Bíblia. A Igreja nasce dessa Palavra e, portanto, se renova, se regenera toda vez que retorna a essa Palavra. Em particular, a Palavra da Escritura está nas mãos da Igreja, a fim de que a Igreja recorra a ela amplamente, e a fim de que se renove nesse contacto. De fato, a Igreja, continuamente, se renova, bebendo da fonte da Palavra de Deus, assim como se renova nutrindo-se da Eucaristia.
Cardeal Carlo Maria Martini

Notícias:
«Lado a Lado», um novo conceito de apoio às Família, em Algés
Na próxima quinta – feira, dia 15, celebra-se o Dia Mundial da Família. No sentido de ajudar a reflectir sobre os desafios que se levantam hoje à Família, o Centro Comunitário Paroquial de Algés decidiu organizar uma «mesa redonda» onde serão abordados os seguintes temas:
As problemáticas da Família - Prof. Dra Maria José Lucena e Vale, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas;
- Economia Solidária – Prof. Dr. Rogério Roque Amaro – ISCTE;
- Intervenção Social dos Cristãos – Prof. Dra Maria do Rosário Carneiro.
O debate será moderado pelo jornalista Henrique Matos.
Neste evento será apresentada uma nova dinâmica de apoio às Famílias da responsabilidade do nosso Centro Social Paroquial: a «Lado a Lado».
Esta actividade vai decorrer nas instalações do Centro de Dia da Obra Social Madre Maria Clara, Rua Olivença 4, em Algés, com início às 16h30 e termo às 18h30.

► 24 horas de Adoração, para preparar a Festa do Corpo de Cristo
Como nos anos anteriores, vamos organizar 24 horas de Adoração na nossa Paróquia, entre as 8h00 de quarta-feira, dia 21 e as 8h00 de quinta – feira, dia 22. Os tempos de Adoração serão assegurados pelos vários grupos e serviços paroquiais.

► Concerto de Angariação de fundos para a nova Igreja
No próximo Domingo, dia 25, pelas 16h00, vai realizar-se no salão paroquial um concerto de angariação de fundos para a nova Igreja de Miraflores. Organizado pelo grupo Clássico Cantorum, orientado pelo maestro Cortês Medina, interpretarão canções clássicas e populares de vários países. A entrada é gratuita, mas será distribuído um envelope onde cada um é chamado a fazer o seu donativo em função da Nova Igreja.

Esta Semana
11 a 18 – Semana da Vida sobre «Viver com Esperança»
12 e 13 – Fátima – Peregrinação Internacional de Aniversário presidida pelo Cardeal
Saraiva Martins
15 – Dia Internacional das Famílias
18 – Aniversário da Assinatura da Concordata entre Portugal e a Santa Sé

Missionários da Oração
VEM, ESPÍRITO SANTO!
Vem, luz verdadeira,
Vem, mistério escondido.
Vem, tesouro sem nome.
Vem, felicidade interminável.
Vem, luz sem acaso.
Vem, alegria eterna.
Vem, púrpura do grande rei, nosso Deus.
Vem, Tu que és o Sol…
Vem, Tu que Te tornaste no meu desejo,
Tu que acendeste o meu desejo de Ti,
O absolutamente inacessível.
Vem, meu alento e minha vida.
Vem, consolação da minha pobre alma.
Vem, minha alegria, minha glória sem fim.
São Simão
Leituras
12 ► Beata Joana de Portugal - MF
2ª Feira L 1 Tg 1, 1-11; Sal 118; Ev Mc 8, 11-13
13 ► Nossa Senhora de Fátima - Festa
3ªFeira L 1 Is 61, 9-11; Sal 44; Ev Lc 11, 27-28
14 ► S. Matias, Apóstolo - Festa
4ªFeira L 1 Act 1, 15-17.20-26; Sal 112; Ev Jo 15, 9-17
15 ► L 1 Tg 2, 1-9; Sal 33; Ev Mc 8, 27-33
5ª Feira
16 ► L 1 Tg 2, 14-24.26; Sal 111; Ev Mc 8, 34-9,1
6ª Feira
17 ► L 1 Tg 3, 1-10; Sal 11; Ev Mc 9, 2-13
Sábado
18 ► Domingo VII do Tempo Comum – Santíssima Trindade - Solenidade
Domingo L 1 Ex 34, 4b-6.8-9; Sal Dan 3; L 2 2 Cor 13, 11-13; Ev Jo 3, 16-18

Sem comentários: