sábado, 5 de abril de 2008

Folha Informativa - Dom. 6 de Abril de 2008

Domingo III da Páscoa

Palavra do Pároco
Converter-se à Igreja
Aparentemente, este título parece conter uma imprecisão teológica. Não é Cristo o fim último da nossa conversão? Não é sempre a Ele que o nosso coração deve regressar?
Sem dúvida! No entanto, também há uma conversão à Igreja. Não nos podemos converter a Cristo – Cabeça se não nos convertemos a Cristo – Corpo; a nossa conversão terá de ser sempre ao Cristo – Total.
Converter-me à Igreja passa por este reencontro amoroso com Cristo na Sua Igreja. Amar a Igreja, a sua santidade mas também as chagas fétidas do seu pecado, sem ceder à tentação de me afastar dela com repugnância, aceitar ser conduzido por ela em vez de me auto – guiar, tornar-me uma presença humilde e fecunda no seio deste Rebanho, eis o que exige de nós um verdadeiro esforço de conversão quotidiano.
Pesa sobre nós uma enorme carga de individualismo na vivência da fé. Entregues a nós mesmos, vivemos a fé como algo privado, alienante, profundamente egoísta. É assim que surgem as aberrações e os crimes cometidos em nome das religiões.
Vivendo a fé em Igreja, sentimos alargar o nosso coração à comunhão com todos os irmãos na fé e com todos os homens e mulheres do mundo inteiro, filhos amados do mesmo Deus. Convertermo-nos à Igreja é convertermo-nos à comunhão, à partilha, à solidariedade.
Após o tempo quaresmal, que este seja também, para nós, um tempo radioso de conversão.

Pensamento
Tal como, no bom terreno, a semente dá fruto abundante, assim as vocações surgem e amadurecem generosamente na comunidade cristã.

João Paulo II
Meditação
A oração é Amor
Em qualquer tipo de oração,
Pura contemplação, simples olhar dirigido a Deus,
Meditação, reflexão, diálogo da alma com Deus,
Efusão da alma em Deus,
Orações vocais de qualquer espécie etc.,
Em todas estas espécies e em todas as outras,
O que nas orações sempre e sempre deve dominar é o amor.
Qualquer que seja o género destas orações
Tão diferentes, sejam mudas ou cantadas,
Quase sem pensamento ou com muita reflexão,
O que lhes dá valor é o amor com o qual são feitas.
Charles de Foucauld
Apaixonar-se por Deus
«Não há nada mais prático
do que encontrar Deus;
ou seja, apaixonar-se por Ele de um modo absoluto, até ao fim.

Aquilo pelo qual estás apaixonado
agarra a tua imaginação
e acaba por ir deixando a sua marca em tudo.
Determinará
o que te faz sair da cama cada manhã,
o que fazes com as tuas tardes,
como passas os teus fins-de-semana,
o que lês,
o que conheces,
o que te faz sentir o coração desfeito,
e o que te faz transbordar de alegria e gratidão.
Apaixona-te! Permanece no amor!
Tudo passará a ser diferente.»
Padre Arrupe - Jesuíta
Destaque
- Abril: mês das primeiras comunhões na nossa Paróquia
Depois de duas jovens, a Mila e a Fernanda, terem feito a sua Primeira Comunhão na passada Quinta-feira Santa, agora é a vez das crianças da catequese. Neste ano haverá cinco celebrações (três na missa das 11h00, em Algés, e duas na missa das 12h15, em Miraflores, tantas quantos os grupos do terceiro ano da catequese). Algumas destas crianças serão baptizadas nestas celebrações. Rezemos por elas e pelas suas famílias.

- 6 a 13 de Abril – XLV Semana de Oração pelas Vocações
Começamos hoje uma Semana de Oração pelas Vocações.
O mundo precisa de Apóstolos, de Profetas, de Evangelizadores.
Rezemos.
Numa acepção mais específica e pessoal, a vocação designa o chamamento diversificado que o Senhor dirige a cada um e o dom que lhe concede em ordem ao serviço do Povo de Deus, ao anúncio e testemunho do Evangelho, à santificação dos homens e à transformação do mundo.
Nesta perspectiva, falar-se-á das vocações específicas ao laicado, ao ministério ordenado, à vida consagrada religiosa ou laical e à actividade missionária.
Embora participem na mesma e única vocação universal e fundamental, nem todos têm os mesmos dons; nem todos desempenham na Igreja o mesmo ministério. Pode se ser imitador de Cristo de diversos modos; «não somente dando testemunho do reino escatológico de verdade e de amor, mas também aplicando-se na transformação de todas as realidades temporais segundo o Espírito do Evangelho» (João Paulo II, carta aos jovens, 1983, nº 3). Nesse sentido vai o apelo do Concílio Vaticano II para que os cristãos tomem consciência da participação universal de todos os baptizados na tríplice missão de Cristo - profética, sacerdotal e real - como também da vocação universal à santidade .
Na origem desta diversidade está um mesmo e único Espírito (1Cor. 12,4). Cada um recebe o dom do Espírito em vista ao bem de todos (1Cor. 12,8). Os diferentes dons e ministérios contribuem para «que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito, à medida da estrutura completa de Cristo» (Ef. 4,13)

Bento XVI
«Queridos jovens, se participardes frequentemente na celebração da Eucaristia, se tomardes um pouco do vosso tempo para a adoração do Santíssimo Sacramento, então, a Fonte de amor que é a Eucaristia, ser-vos-á dada a alegre determinação a consagrar a vossa vida ao seguimento do Evangelho.»
Papa Bento XVI, JMJ 2008
À mesa da Palavra
Palavra e Vida
A Palavra convoca, interpela, provoca. Ouvir a Palavra é deixar-se desafiar e perceber que esta é palavra para ser anunciada, é a Palavra de Vida e para a Vida. Por isso quem acolhe, ouve e medita a palavra naturalmente que se transforma em anunciador, em testemunha da Boa Nova da salvação. Este anúncio é então feito com a vida: com os gestos, olhares e atitudes. Tudo é iluminado pela Palavra, tudo é desafiado por ela, tudo se pode tornar instrumento para o seu anúncio. Somos os Peregrinos da Palavra, os viandantes que por onde quer que passem dizem no tempo, e com gestos concretos, o mistério amoroso deste Deus que é para nós Palavra de Vida Eterna.
Autor Desconhecido
Sabia que
João Batista de La Salle foi sacerdote e educador francês do século XVII. Nasceu em Reims a 30 de Abril de 1651 e faleceu em Rouen, a 7 de Abril de 1719. Natural de família nobre, estudou na Universidade de Reims e, depois, na Sorbonne, de Paris. Criou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos por Irmãos Lassalistas - primeira congregação religiosa masculina constituída exclusivamente por religiosos leigos. La Salle contribuiu para o surgimento da civilização escolarizada, defendendo a obrigatoriedade do ensino também para a classe popular, possibilitando o acesso a ele pela gratuidade universal. Criou a Escola Normal, como ela é modernamente entendida, e escreveu textos orientados como o «Guia das Escolas» e «Meditações» para educadores cristãos.
Leão XIII canonizou-o em 1900. E Pio XII, em 1950, declarou-o Padroeiro Universal dos Professores.
Festa litúrgica: 7 de Abril.

Notícias
Esta Semana
11 – Lisboa - Igreja de S. Nicolau - Oração ao ritmo de Taizé com a presença do Irmão
David, da Comunidade Ecuménica de Taizé.
11 a 13 – Fátima –Peregrinação e Ultreia Europeia dos Cursilhos de Cristandade
13 – Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Missionários da Oração
Dia após dia, meu Senhor,
Vou-te pedir três coisas:
ver-te mais claramente,
amar-te mais meigamente
e seguir-te mais fielmente
Dia após dia, dia após dia, Senhor...
Esteban Schwartz
Leituras
7 ► S. João Baptista de la Salle, presbítero - MO
2ª Feira L 1 Act 6, 8-15; Sal 118; Ev Jo 6, 22-29
8 ► L 1 Act 7, 51-8,1a; Sal 30; Ev Jo 6, 30-35
3ªFeira
9 ► L 1 Act 8, 1b-8; Sal 65; Ev Jo 6, 35-40
4ªFeira
10 ► L 1 Act 8, 26-40; Sal 65; Ev Jo 6, 44-51
5ª Feira
11 ► S. Estanislau, bispo e mártir - MO
6ª Feira L 1 Act 9, 1-20; Sal 116; Ev Jo 6, 52-59
12 ► L 1 Act 9, 31-42; Sal 115; Ev Jo 6, 60-69
Sábado
13 ► Domingo IV da Páscoa Domingo L 1 Act 2, 14a.36-41; Sal 22; L 2 1 Pedro 2, 20b-25; Ev Jo 10, 1-10

Sem comentários: