quarta-feira, 30 de abril de 2008

Folha Informativa - Dom. 27 de Abril de 2007

Domingo VI da Páscoa
Palavra do Pároco
«Prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança» (1Ped 3, 15).
Faz parte do ser cristão de corpo inteiro ter aquele «formigueiro» na língua e no olhar que nos faz mostrar bem claro as consequências de vida da nossa fé.
Este evangelizar é próprio do acreditar.
No mundo de hoje, é visivelmente óbvia a necessidade de sabermos muito. Somos bombardeados por notícias, opiniões bem compostas a dizer do mesmo. Vivemos num ambiente cada vez mais hostil à Igreja, pelo menos pela indiferença.
É para desanimar, cruzar os braços ou duvidar?
Claro que não. É o tempo propício para sabermos mais sobre a nossa fé e sobre a Igreja. Onde? Com certeza não é na TV nem nos jornais.
Os nossos bispos já decidiram apontar a formação de adultos como a prioridade pastoral para a Igreja em Portugal.
Cabe a cada um de nós aproveitar as oportunidades oferecidas e dispor-se humildemente e de uma forma missionária a essa formação permanentemente indispensável.

Pensamento
O Pai envia o Filho e o Filho envia o Espírito Santo. Assim veio Deus até nós. Agora, em sentido inverso, chegamos nós ao Pai: o Espírito leva-nos ao Filho e o Filho leva-nos ao Pai.

Moelher
Meditação
NÃO ESQUEÇAS…
Reconhece, ó cristão, a tua dignidade. Uma vez constituído participante da natureza divina, não penses em voltar às antigas misérias com um comportamento indigno da tua geração. Lembra-te de que cabeça e de que corpo és membro. Não esqueças que foste libertado do poder das trevas e transferido para a luz do reino de Deus. Pelo sacramento do Baptismo, foste transformado em templo do Espírito Santo. Não queiras expulsar com as tuas más acções tão digno hóspede, nem voltar a submeter-te à escravidão do demónio. O preço do teu resgate é o Sangue de Cristo.
S. Leão Magno
Destaque
SANTA CATARINA DE SENA
Desde muito jovem
Esteve disponível e atenta à Tua presença,
Descobriu com coragem a liberdade,
Ouviu os teus gritos pela unidade e pela paz,
Fez-se porta-voz da tua vontade,
Reclamou a renovação da Igreja,
Lutou pela conversão
Dos seus contemporâneos.
Morreria aos trinta e três anos: a idade do seu Esposo.
Esta grande mulher, Tua filha,
Nos motive para a construção da unidade e da paz.
D. Carlos Azevedo
Bento XVI
OLHAR PARA O ALTO
Dirijamos, pois, nosso olhar para o alto! E com grande humildade e confiança peçamos ao Espírito que a cada dia nos torne capazes de crescer na santidade que nos fará pedras vivas do templo que Ele está levantando justamente agora no mundo. Se temos que ser autênticas forças de unidade, esforcemo-nos então em ser os primeiros a buscar uma reconciliação interior através da penitência! Perdoemos as ofensas padecidas e dominemos todo sentimento de raiva e de confronto! Esforcemo-nos em ser os primeiros a demonstrar a humildade e a pureza de coração necessárias para nos aproximar do esplendor da verdade de Deus! Em fidelidade ao depósito da fé confiado aos Apóstolos (cf. 1 Tm 6,20), esforcemo-nos em ser testemunhas alegres da força transformadora do Evangelho!
(da Homília na Catedral de S. Patrício – Nova York – 2008)

AOS JOVENS
Queridos amigos, a verdade não é uma imposição. Nem é simplesmente um conjunto de regras. É a descoberta de alguém, que nunca nos trai; de alguém no qual podemos sempre confiar. Ao procurar a verdade, chegamos a viver apoiados na fé porque, definitivamente, a verdade é uma pessoa: Jesus Cristo. É esta é a razão pela qual a autêntica liberdade não é uma escolha em «libertar-se de algo», mas uma decisão em «empenhar-se por», nada mais do que sair de si mesmo e deixar-se envolver no «ser pelos outros» em Cristo (Spe salvi, 28).
Por vezes, porém, somos tentados em fechar-nos sobre nós mesmos, duvidar da força do esplendor de Cristo, limitar o horizonte da esperança.
Amigos, não tenhais medo do silêncio e da quietude, escutai a Deus, adorai-O na Eucaristia! Deixai que a sua palavra modele o vosso caminho como crescimento da santidade.
Bento XVI aos jovens norte-americanos, 19/04/2008

À mesa da Palavra
Maria vive da palavra de Deus, é inundada pela palavra de Deus. E este «estar» imersa na palavra de Deus, este «ser» totalmente familiar com a palavra de Deus, dá-lhe também a luz interior da sabedoria.
Maria convida-nos a conhecer a palavra de Deus, a amar a palavra de Deus, a viver com a palavra de Deus, a pensar com a palavra de Deus. E podemos fazê-lo de diversíssimos modos: lendo a Sagrada Escritura, sobretudo participando na Liturgia, na qual no decurso do ano a Santa Igreja nos abre diante de nós toda a Sagrada Escritura. Abre-a para a nossa vida e torna-a presente na nossa vida.
Bento XVI, 15/08/2005

Sabia que
AS ROGAÇÕES também chamadas Litanias Menores é o Tempo Litúrgico (o último dos sete) em que a Igreja reza de forma especial pelos frutos da terra e do trabalho do homem. Em Portugal a Conferência Episcopal Portuguesa fixou-as na 5ªFeira da VI Semana da Páscoa – popularmente chamada Quinta-Feira de Espiga; este ano em 1 de Maio coincidindo com o Dia do Trabalhador.

Notícias
O Terço em Famílias e na Paróquia
O mês de Maio é o mês de Maria e um mês favorável à descoberta da beleza da oração do Terço em família. Como no ano passado, convidamos as famílias da nossa paróquia a organizarem-se para orientar o Terço em Algés, às 18h00 ou em Miraflores, às 17h30, num dos dias do mês de Maio. Para tal, basta que passem pela igreja onde se dispõem a presidir ao Terço e inscrevam o vosso nome num dos dias disponíveis.

Ofertório para a construção da nova Igreja de Miraflores
No próximo fim-de-semana, o primeiro do mês, todos os ofertórios das missas da Paróquia destinar-se-ão à construção da Igreja de Miraflores.
A factura deste mês foi de 84.038,68 € e em breve teremos de recorrer ao empréstimo bancário com juros muito elevados. Venha a contar com este ofertório, e seja generoso(a) na sua oferta.

A Associação das Famílias Anónimas
As reuniões de Famílias Anónimas são grupos de inter ajuda para familiares e amigos de toxicodependentes e outras dependências.
São um caminho para a recuperação dos nossos entes queridos, e a coisa mais importante nestas reuniões é a maneira como nos ajudamos uns aos outros através do amor e do interesse pelos problemas de cada um. Estas reuniões são realmente uma terapia de grupo.
Se conhece alguém que se debata com este problema diga-lhe que pode encontrar apoio nestas reuniões, que se realizam todas as terças feiras, às 19h30, na sala 4 da Paróquia.
Apareçam que isto resulta!
Cidalina
Esta Semana
28 – Dia Mundial da Segurança no Trabalho
1 – Dia do Trabalhador
4 – Dia Mundial das Comunicações Sociais
4 – Dia da MÃE

Missionários da Oração
PRECE
Espírito Santo,
Vem ao meu coração
E atrai-me a Ti pelo Teu poder;
Dá-me caridade e temor.
Cristo, livra-me de todo o mau pensamento
E aquece-me com teu ardentíssimo amor.
Meu Pai, santo e bondoso, meu Senhor,
Ajuda-me em todo o trabalho.
S. Catarina de Sena
Leituras
28 ► L 1 Act 16, 11-15; Sal 149; Ev Jo 15, 26-16,4a
2ª Feira
29 ► S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja - Festa
3ªFeira L 1 1 Jo 1, 5-2,2; Sal 102; Ev Mt 11, 25-30
30 ► L 1 Act 17, 15.22-18,1; Sal 148; Ev Jo 16, 12-15
4ªFeira
1 ► S. José Operário - MF / Rogações
5ª Feira L 1 Act 18, 1-8; Sal 97; Ev Jo 16, 16-20 ou Mt 13, 54-58 (próprio)
2 ► S. Atanásio, bispo e doutor da Igreja - MO
6ª Feira L 1 Act 18, 9-18; Sal 46; Ev Jo 16, 20-23a
3 ► S. Filipe e S. Tiago, Apóstolos - Festa
Sábado L 1 1 Cor 15, 1-8; Sal 18A; Ev Jo 14, 6-14
4 ► Domingo VII da Páscoa - Ascensão do Senhor - Solenidade
Domingo L 1 Act 1, 1-11; Sal 46; L 2 Ef 1, 17-23; Ev Mt 28, 16-20

Sem comentários: