sábado, 23 de fevereiro de 2008

Folha Informativa - Domingo 17/02/2008

Domingo II da Quaresma

Palavra do Pároco
Saber saborear…
O ritmo da vida moderna atrofia algumas das nossas qualidades inatas, enquanto pessoas. Uma dessas qualidades é a capacidade de saborear. Saborear é, como fazem as crianças, deixar que um doce se derreta lentamente na boca, usufruindo cada segundo de prazer; é deixar-se embalar por algo que nos emociona e comove; é perder-se numa paisagem que nos deleita; é fechar os olhos e deixar-se conduzir por uma melodia que faz vibrar recantos desconhecidos da nossa alma.
Mas, como dizia, na voragem do tempo, o homem parece estar perder essa faculdade e, sem o saber, deixa de conseguir decifrar a linguagem de Deus.
Saborear a Deus: eis um belo propósito quaresmal. Saboreemos a sua presença amiga, perdendo-nos no imenso oceano do Seu Amor; fiquemos como dois apaixonados, onde já nem os gestos nem as palavras importam, pois a presença do Amado tudo preenche.

Pensamento
O silêncio é de todos os rumores o mais próximo da nascente

Eugénio de Andrade
Meditação
O verdadeiro Jejum
De que servirá fugir aos banquetes, se ocupamos com discórdias os nossos dias? De que servirá não comer do pão que nos cabe, se tirarmos a comida da boca do pobre? O jejum para o cristão deve preparar a paz e não as lutas. De que te serve não comer carne, se da tua boca se soltam injúrias piores do que qualquer tipo de alimento? De que te serve santificar o estômago com jejuns, se as mentiras te mancham a boca? Em verdade te digo, meu irmão, que não tens o direito de entrar na Igreja se continuas enredado e envolvido nas malhas mortais da usura voraz, que não tens o direito de invocar o teu Senhor se as tuas orações vêm do teu coração invejoso, que não tens o direito de bater no peito se nele se escondem os teus maus desejos. A moeda que deres ao pobre só será justa, quando fores pobre também.
S. Máximo de Turim
Destaque
Semana da Caritas: «Acolher a diversidade exige a educação do Olhar»
A Semana Caritas decorre, este ano, entre 17 e 24 de Fevereiro.
Sob o lema «Acolhe a diversidade abre portas à igualdade», pretende chamar a atenção para os idosos sem família e os menores abandonados, os ciganos e os sem abrigo, as pessoas com deficiência, os toxicodependentes e os doentes de sida, os trabalhadores migrantes, as situações dos desempregados jovens e longa duração, os refugiados e estudantes estrangeiros, os reclusos, etc. Nesse fim de semana decorrerá, igualmente, o habitual peditório de rua.
Abrir portas à igualdade na diversidade de olhares é o apelo que nos é feito pelo presidente da Caritas na sua mensagem deste ano. Saibamos corresponder.

Festa da Cadeira de S. Pedro, dia 22 de Fevereiro
«Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja;
e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela
.»(Mt 16,18)
Celebrar a festa da Cátedra de S. Pedro é celebrar a missão do Santo Padre como sucessor do apóstolo São Pedro, a quem o Senhor entregou as chaves do Reino dos Céus e confiou a missão de confirmar na fé os seus irmãos. Desconhece-se a sua origem; uma inscrição datada de 370, atribuída ao papa São Dâmaso, fala de uma cadeira portátil, no Vaticano, e que era considerada como a “cátedra” do Apostolo Pedro. Dessa cadeira restam, hoje, algumas relíquias em madeira, na Basílica de S. Pedro.

Quaresma – Tempo de Conversão
«Rasgai o Vosso coração e não as vossas vestes», é o ensinamento de Jesus no Evangelho de S. Mateus.
Há muito egoísmo a vencer, muita superficialidade a colmatar, muita vaidade a corrigir, mas o primeiro campo da conversão é o regresso ao amor amado, à fidelidade interrompida, ao ideal desiludido.
Façamos em conjunto um caminho de regresso à liberdade e, quem sabe, talvez nesse regresso, encontremos a ternura de Deus.
D. José Policarpo (da homília de Quarta-feira de Cinzas)

A nova Igreja de Miraflores
Sobre a campanha da consignação de 0,5% do IRS à Associação Famílias para o III Milénio, nunca é de mais sublinhar o seguinte:
- O número 9 do anexo H, sobre o qual colocaremos a cruz e o NIPC da Associação vem na segunda folha do referido anexo. Assim, ao pedirem este anexo, deverão conferir se ele vem com as duas folhas.
- Quem pretende consignar este 0,5% a outra instituição, não deixe de averiguar primeiro se ela pode receber este benefício. De facto, tal implica sempre a abdicação da devolução do IVA e o pedido deferido por parte do Ministério das Finanças. Caso não preencham estes requisitos o 0,5% ficará para o Estado.
- Esta consignação não comporta absolutamente nenhum encargo acrescido ou qualquer outra implicação no IRS

Campanha dos 0,5%
NIPC da Associação Famílias para o III Milénio
505 504 073
Divulgue este número
Não deixe cair esta ideia


À mesa da Palavra
São Mateus, o evangelista deste ano litúrgico (5)
Mateus, o Evangelho da Igreja
Mateus é o único evangelista que utiliza o termo «Igreja». Antes da reforma litúrgica levada a cabo depois do Concílio Vaticano II, o seu Evangelho era praticamente o único a ser lido aos Domingos. Isto porque, ao apresentar-se dividido em grandes discursos ou catequeses, espelha uma Igreja bem organizada, com destaque para os sacramentos e a liturgia. De facto, Mateus já nos apresenta:
- A existência do Baptismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como sacramento da entrada na Igreja (Mt 28,19);
- A Eucaristia, na instituição da ceia do Senhor (Mt 26, 26,29);
- O sacramento do perdão dos pecados (Mt 18 15,18);
- A autoridade de Pedro, ou função petrina, concedida para o governo da Igreja (Mt 16, 16-19);
- A liturgia, que assume especial importância nesta organização eclesial, sobretudo a oração (Mt 18, 19-20);
- O espírito do perdão, importante no que toca à relação entre os elementos da comunidade (Mt 18, 21-35);
- Os profetas e os escribas, o que, no Antigo Testamento, se dedicavam à Palavra de Deus, são também indispensáveis nesta Igreja (Mt 23, 34; ver 10, 40,41; 13,52).
Herculano Alves
Sabia que
- Nova Encíclica de Bento XVI
No próximo mês de Março o Papa Bento XVI publicará a sua terceira Encíclica, desta vez dirigida às questões sociais. Incidirá de forma particular sobre as consequências da globalização e a necessidade de um desenvolvimento sustentado.

- Serviço de Fisioterapia e Reabilitação
O Centro Social da nossa Paroquia tem a funcionar, há mais de um ano, um serviço de fisioterapia e reabilitação aberto a todas as pessoas que dele necessitem. Os tratamentos poderão ser realizados no domicílio ou nas instalações da Paróquia ao cimo da Av. dos Combatentes.

- Precisamos urgentemente de mais cantores
É urgente que novas vozes masculinas e femininas se juntem aos coros existentes na nossa Paróquia. Resista à tentação de ficar no seu «canto», achando que isto é para os outros. Contacte o coro a que gostaria de fazer parte e peça mais informações.

Notícias
Esta Semana
22 – Dia de Baden Powell, fundador do Escutismo
22 – 1º Aniversário da Exortação Apostólica «Sacramentum Caritatis»
24 – Lisboa – Sé – Catequese Quaresmal de D. José Policarpo sobre «A Fé e a escuta
da Palavra de Deus »
.
24 – Dia Nacional da Caritas

Missionários da Oração
No Monte da Contemplação
Senhor, nós Te seguimos, passo a passo,
Sem saber bem para onde Tu nos queres conduzir.
Temos confiança na Tua Palavra,
E temos confiança que, no monte, Tu te mostrarás,
Assim como Te mostraste, no monte, a Pedro, Tiago e João,
Como Te mostraste no monte a Moisés,
Como Te mostraste no monte Calvário.
Concede-nos a graça e a perseverança
De subir o mesmo monte, sem fadigas,
Dando cada passo na certeza
De que foi atraído pelo Teu amor,
Pela Tua verdade.(…)
Cardeal Martini
Leituras
18 ► L 1 Dan 9, 4b-10; Sal 78; Ev Lc 6, 36-38
2ª Feira
19 ► L 1 Is 1, 10.16-20; Sal 49; Ev Mt 23, 1-12
3ªFeira
20 ► L 1 Jer 18, 18-20; Sal 30; Ev Mt 20, 17-28
4ªFeira
21 ► L 1 Jer 17, 5-10; Sal 1; Ev Lc 16, 19-31
5ªFeira
22 ► Cadeira de S. Pedro, Apóstolo - Festa
6ª Feira L 1 Pedro 5, 1-4; Sal 22; Ev Mt 16, 13-19
23 ► L 1 Miq 7, 14-15.18-20; Sal 102; Ev. Lc 15, 1-3.11-32
Sábado .
24 ► Domingo III da Quaresma
Domingo L 1 Ex 17, 3-7; Sal 94; L 2 Rom 5, 1-2.5-8; Ev Jo 4, 5-15.19b-26.39ª.40- 42

Sem comentários: