sábado, 16 de fevereiro de 2008

Folha Informativa - Domingo 10/2/2008

Domingo I da Quaresma

Palavra do Pároco
A beleza da Conversão
Foi assim que nosso Bispo quis intitular a riquíssima homilia que proferiu na passada quarta-feira de Cinzas. Não resisto a citar algumas frases que muito gostaria nos pudessem ajudar a todos a nos posicionarmos numa perspectiva de autêntica conversão.
«A conversão é a abertura do coração a um amor esquecido, atraiçoado. Trata-se de recuperar uma fidelidade de amor, supõe uma experiência feita de ser amado e de amar: a conversão é, necessariamente, uma mudança do coração. (…) Situemos este desafio na vida concreta dos cristãos: quantos momentos intensos com Cristo, de intimidade experimentada, de fidelidade jurada, de projectos de vida assumidos, no Baptismo, na Confirmação, na Eucaristia, a que fomos depois infiéis, como se os tivéssemos esquecido. Quantos sentiram o apelo à oração, experimentaram a doçura da intimidade, viveram a relação com Deus como uma experiência de amor e depois não alimentaram essa intimidade, não foram fiéis a esse chamamento. Quantos experimentaram a alegria do amor fraterno e depois se foram tornando indiferentes, demasiadamente ocupados consigo mesmos. Outros viveram momentos de entusiasmo pela evangelização, manifestaram disponibilidade de partir para onde o Senhor os enviasse, e depois foram ficando, desanimados com os resultados ou incapazes de manter toda a vida a chama de um momento. Foram chamamentos a que não respondemos com radicalidade, experiências de fidelidade e de comunhão interrompidas pela nossa fragilidade ou pelo nosso pecado.»

Meditação
Oferecimento (Charles Péguy)
Se necessitas de virgens, Senhor,
se necessitas de valentes sob o teu estandarte
aí estão Clara, Teresa, Domingos, Francisco, Inácio…,
aí estão Lourenço, Cecília…
Mas se, por acaso, alguma vez precisares de um preguiçoso
e de um medíocre, de um ou outro ignorante, de um orgulhoso,
de um cobarde, de um ingrato e de um impuro,
de um homem cujo coração esteve fechado e cujo rosto foi duro…,
aqui estou eu.
Quando te faltarem os outros, a mim sempre me terás.

(Charles Péguy)

O valor da esmola
«Esmola, palavra grega, significa etimologicamente compaixão e misericórdia. Circunstâncias diversas e influxos de uma mentalidade restritiva alteraram e profanaram de certo modo o seu significado primigénio, reduzindo-o talvez a um acto sem espírito e sem amor. Mas a esmola, em si mesma, entende-se essencialmente como atitude do homem que adverte a necessidade dos outros, que quer tornar participantes os outros do próprio bem. Quem diria que não haverá sempre outro que tenha necessidade de ajuda, antes de mais espiritual, de apoio, de consolação, de fraternidade, de amor? O mundo está sempre muito pobre de amor"
(João Paulo II, Alocução aos Jovens, 1979).
Destaque
O Dia Mundial do Doente
Celebramos na próxima segunda – feira, dia 11 de Fevereiro, o XVI Dia Mundial do Doente, subordinado ao tema «A Eucaristia, Lurdes e o Cuidado Pastoral dos Doentes». Neste ano a celebração centra-se no Santuário de Lurdes, França, onde se celebra o 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora a Bernadette Soubirous, nas grutas de Massabielle.

O Dia do Doente na Paróquia de Algés
Neste ano, a missa paroquial com o sacramento da unção dos doentes vai realizar-se no salão da Paróquia (praceta dos Combatentes da Grande Guerra), onde funciona o nosso Centro de Convívio de Idosos, no mesmo dia 11 de Fevereiro.
A Missa será celebrada às 16h00, sendo antecedida por um tempo de confissões a que são especialmente convidadas as pessoas que vão receber a Unção dos Doentes.
Podem receber a unção dos doentes as pessoas com mais de 65 anos e aquelas que, não tendo ainda esta idade, padeçam de problemas graves de saúde. Os doentes que não possam sair de suas casas e que desejem receber este sacramento, poderão contactar os serviços da paróquia para que um sacerdote as visite em suas casas.

Via-sacra Vicarial
No próximo Domingo, dia 17, às 14h30, somos todos convidados a comparecer no Parque dos Poetas, junto ao centro comercial de Oeiras, para participarmos numa via-sacra comum das 17 paróquias da nossa Vigararia. Vamos fazer desta tarde num impressionante testemunho público de Fé no Senhor Jesus. A paróquia de Algés ficou responsável pela II Estação.
Não fique em casa: venha e traga a sua família ao Parque dos Poetas.

A nova Igreja de Miraflores
A empresa Sotencil está a laborar em força. Estão a ser abertas as fundações e, para a semana, entra o primeiro betão em obra. Conseguimos que a Câmara nos isentasse do custo da licença de construção, que ascendia aos 5.300,00 €. No final deste mês vai chegar a primeira factura que ultrapassará os 107.000,00 €.
Precisamos urgentemente de intensificar as iniciativas de angariação de fundos e o ardor da nossa oração.
No dia 12 (podeis inscrever-vos no cartório) voltaremos em peregrinação a Fátima. Gostaria que muitos me acompanhassem para comigo agradecer a Maria o termos de novo a obra em curso, após um processo muito difícil e desgastante.
Pe Daniel Henriques

Campanha dos 0,5%
NIPC da Associação Famílias para o III Milénio: 505 504 073
Divulgue este número
Não deixe cair esta ideia

Retiro de Sacerdotes no Turcifal
Durante esta semana o padre Nuno Coelho e outros sacerdotes estarão em retiro na Casa de Retiros do Turcifal. Unamo-nos a eles em oração.

À mesa da Palavra
São Mateus, o evangelista deste ano litúrgico (4)
Um Evangelho para uma comunidade concreta
Cada evangelista adaptou a mensagem original de Jesus às pessoas a quem se dirigia. Crê-se que o Evangelho de Mateus foi pregado na cidade de Antioquia, na Síria, onde havia uma grande comunidade judaica. O certo é que foi mesmo pregado a judeus conhecedores e cumpridores da Lei. Por isso, Mateus fala tanto na Lei, utiliza vocabulário e temas judaicos e faz referências permanentes à Bíblia do Antigo Testamento; e diz “Reino do Céu” em vez de “Reino de Deus ”, como S. Lucas, pois o Nome era inefável para os judeus.
É sobretudo na citação permanente de profecias, que Mateus nos aparece como um Evangelho escrito para judeus, repetindo frases como esta: «Tudo isto aconteceu para se cumprir o que diz o profeta…».
Herculano Alves
Sabia que
O termo “Quaresma” deriva do latim “quadragésima dies”, que significa quadragésimo dia. Período do ano litúrgico que se iniciou na Quarta-feira de Cinzas e terminará na Quinta-feira Santa até à missa “in Coena Domini”.
Em meados do Séc.II passou a ser uma prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum. Pelo Séc. IV o período quaresmal “caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio de jejum e de abstinência”, o que permanece nos dias de hoje.

Missionários da Oração
Maria, Virgem Imaculada
Mulher do sofrimento
E da esperança
Sê bondosa
com todas as pessoas que sofrem
e obtêm, para cada uma delas
a plenitude da vida.

Aperta todos
Contra o teu coração de Mãe.
Rainha do mundo inteiro,
Virgem Santíssima, reza por nós.
João Paulo II
Leituras
11 ► Nossa Senhora de Lurdes
2ª Feira L 1 Lev 19,1-2.11-18; Sal 18B; Ev Mc 25, 31-46
12 ► L 1 Is 55, 10-11; Sal 33; Ev Mc 6, 7-15
3ªFeira
13 ► L 1 Jonas 3, 1-10; Sal 50; Ev Lc 11, 29-32
4ªFeira
14 ► S. Cirilo, monge e S. Metódio, bispo, Padroeiros da Europa - Festa
5ªFeira L 1 Act 13, 46-49; Sal 116; Ev Lc 10, 1-9
15 ► L 1 Ez 18, 21-28; Sal 129; Ev Mt 5, 20-26
6ª Feira
16 ► L 1 Deut 26, 16-19; Sal 118; Ev. Mt 5, 43-48
Sábado
17 ► Domingo II da Quaresma
Domingo L 1 Gen 12, 1-4a; Sal 32; L 2 Tim 1, 8b-10; Ev Mt 17, 1-9

Sem comentários: