domingo, 10 de fevereiro de 2008

11 de Fevereiro

XVI Dia Mundial do Doente

Neste dia, há 150 anos, em Lourdes, nos Pirinéus Franceses, Marie-Bernadette Soubirous (Sta.), uma jovem pastora, doente e analfabeta, descreveu a 1ª de 18 visões de Nossa Senhora. Tal visão ocorrera na pequena gruta de Massabielle (pedra/rocha velha), à beira do rio Gave, onde se deslocara com a irmã e uma amiga para apanhar lenha.

Numa dessas visões, Nossa Senhora apresentou-se como sendo a «Imaculada Conceição», em significativa sintonia com o dogma que havia sido declarado por Pio IX, 4 anos antes, em 8/12/1854, na Bula Ineffabilis Deus.

O fenómeno de Lourdes ficou, assim, intimamente ligado a este dogma (por isso, no passado dia 5/12 a Santa Sé tornou público decreto em que é concedida aos fiéis indulgência plenária por ocasião do «150º aniversário da aparição da Bem-aventurada Virgem Maria em Lourdes», que se aplica segundo as condições normais ou seja, pelo Sacramento da Confissão, pela comunhão Eucarística e a oração segundo as intenções do Santo Padre).

Entretanto, rapidamente surgiram notícias de curas inexplicáveis na gruta de Massabielle, por intermédio da água de uma fonte que passara a brotar no local onde a Senhora de Lourdes havia sido vista por Bernardette.

Desde 1856 funciona no Santuário o «Bureau de Constatations Médicales», primeira instância do Comitê Médico Internacional de Lourdes, formado por vinte médicos notáveis de várias especialidades e de diversas nacionalidades e religiões, incluindo agnósticos e ateus, que confirmam ou não, por voto de dois terços, se os casos que lhe são apresentados são «inexplicáveis pela ciência».

Bernardette veio a professar na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers e passou a dedicar-se à enfermagem.

Foram-lhe, também, atribuídas diversas curas miraculosas e foi canonizada em 8 de Dezembro de 1933, por Pio XI.

O fenómeno de Lourdes ficou, assim, intimamente ligado à solicitude pelos doentes.

Em 1992 e por iniciativa do Papa João Paulo II, assinala-se a 11 de Fevereiro o Dia Mundial do Doente, um dia consagrado à reflexão e à oração pelos doentes e pelos profissionais de saúde.

O dia do doente na nossa paróquia:

A missa paroquial com administração do sacramento da santa unção realizar-se-á no Salão Paroquial (na prct. dos Combatentes da Grande Guerra), onde funciona o Centro de Convívio de Idosos.

Realiza-se às 16:00h.

Podem receber a unção dos doentes aqueles que padeçam de graves problemas de saúde e as pessoas com mais de 65 anos.

Os doentes que não possam sair de casa e que desejem receber este sacramento, poderão contactar os serviços da paróquia para que um sacerdote os visite em sua casa.

Cfr. comentário

Pedro Cruz

Sem comentários: