sexta-feira, 15 de junho de 2007

Folha Informativa - Dom. 17 de Junho de 2007

Palavra do Pároco
Os Santos Populares
Tem um encanto especial este mês de Junho, o mês dos Santos Populares. Para nós, lisboetas, as festas de Santo António, com as suas marchas típicas, os arraiais com os manjericos e a sardinha assada, as noivas de Santo António em toda a sua pompa, são sempre momentos de rara beleza e agradável convivência, que importa preservar e promover. No entanto, estas festas dizem-nos muito pouco acerca do Santo! Duas crianças, entrevistadas na televisão sobre a figura de Santo António, afirmavam com toda a naturalidade conhecerem-no muito bem: «- Então, é um senhor careca com uma bata castanha que tem o seu filho sentado em cima de um livro.» É pena ver estas crianças, como tantas outras, crescerem e tornarem-se jovens e adultas sem nunca se terem cruzado com o verdadeiro Santo António, homem admirável pelas suas virtudes e pelo seu zelo missionário.

Pensamento
Não será muita a perfeição se não for muita a oração.
S. Luís Gonzaga
Meditação
TRAGO-VOS O AMOR
Quando eu tinha fome, deste-me de comer,
Quando eu tinha sede, deste-me de beber,

Quando eu estava sem casa, abriste-me as tuas portas,
Quando eu estava nu, deste-me o teu manto,
Quando eu estava cansado, ofereceste-me descanso,

Quando eu estava inquieto, acalmaste-me os tormentos,
Quando eu era pequeno, ensinaste-me a ler,
Quando eu estava só, trouxeste-me o amor,
Quando eu estava preso, vieste ver-me à minha cela,
Quando eu estava acamado, vieste-me tratar,
Em país estranho, fizeste-me boa acolhida,
Desempregado, arranjaste-me emprego,
Ferido em combate, curaste-me as feridas,
Carente de bondade, estendeste-me a mão,
Quando eu era preto, amarelo ou branco,
Insultado e escarnecido, carregaste a minha cruz,
Quando eu era idoso, ofereceste-me um sorriso,
Quando eu estava preocupado, compartilhaste a minha pena.

Faminto, não só de pão,
Mas também de existir para alguém;
Nu, não só de falta de roupa, mas também de falta de compaixão,
Pois muito pouca gente a concede a desconhecidos;
Desalojado não só de um abrigo feito de pedras,
Mas de um coração amigo,
De quem a pessoa possa afirmar que tem alguém para si.
Madre Teresa de Calcutá
Destaque
A Palavra do nosso Bispo
«A fé cristã não é uma fuga do mundo, mas uma missão para transformar o mundo a partir de dentro , da sua própria realidade.(…)
Esta missão dos cristãos no meio do mundo é exigente. Supõe, antes de mais, a fidelidade a Jesus Cristo, uma vocação de santidade, a viver em Igreja. Por outro lado, entre os critérios do mundo e os do Evangelho, há contrastes que provocam sofrimento e exigem coragem. Podem cair na tentação de deixar o mundo em paz, com os seus critérios e reservar a expressão da sua fé para a intimidade (...).
Perante esta evolução da sociedade não basta lastimar-se e denunciar; é preciso agir, numa coerência evangélica, em todos os campos onde os cristãos estão inseridos: a família, a política e administração, a vida económica, a vida social. Escrevem-me, como se bastasse uma palavra minha ou de todos os Bispos em conjunto para mudar o rumo da evolução. Não é assim: a grande força da Igreja na sociedade é constituída pela coerência evangélica dos cristãos que vivem no mundo, no seio da Cidade
Da Homilia do Senhor Patriarca no Domingo da Santíssima Trindade (3 Junho 2007)
Domingo, 24 – Oferta para a Folha Informativa
Durante os meses de Julho e Agosto a publicação da Folha Informativa será interrompida. Apesar da sua simplicidade, penso que atingiu razoavelmente o seu objectivo: Integrar mais fortemente os paroquianos de Algés – Miraflores na vida da sua comunidade paroquial.
Apesar da acessibilidade dos custos, o papel e tinta (40 números a 1200 exemplares cada) os custos deste ano atingiram os 700,00 €. No próximo Domingo, dia 24, a pessoa que distribui a Folha Informativa terá consigo um saco onde podereis deixar a vossa oferta para ajudar a suportar os custos da mesma.

Catequese para todas as crianças
Que nenhuma criança que entra este ano para a escola fique sem catequese.
Trata-se de uma campanha que pretende mobilizar todos os paroquianos nos próximos meses. É a altura de sermos missionários e audazes nesta proposta que devemos fazer às famílias com filhos em idade escolar, mesmo que sejam apenas conhecidos. Levemos o desdobrável que está na mesa à entrada da igreja, falemos com os pais, tratemos nós, se for o caso da inscrição e façamo-la chegar aos serviços paroquiais. Proporcionar a todas as crianças uma caminhada de fé, em Igreja, é uma grave responsabilidade a que não nos podemos subtrair em caso algum.

Notícias
Apostolado do Mar
Dando expressão a preocupações como, condições de trabalho desumanas, restrições de acesso a portos, exploração, maus-tratos, falta de equipamentos de resgate em caso de acidente, realizar-se-á, na Polónia, de 24 a 29 de Junho o XXII Congresso Mundial do Apostolado do Mar.
Recordemos que a Intenção Geral do Santo Padre, para o corrente mês, é precisamente o Apostolado do Mar; que as nossas orações alentem quantos aí se dedicam.

Esta Semana
18 a 21 – Fátima – Jornadas Pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa
20 – Dia Mundial do Refugiado
22 – 60º Aniversário da Canonização de S. João de Brito
– Dia Nacional do Ardina
24 – Dia Nacional do Cigano
40º Aniversário da Encíclica «Sacerdotalis Caelibatus»

Missionários da Oração
Ilumina-me ó meu Senhor Jesus,
de modo que eu possa agir com a certeza
de que faço a tua vontade,. Esse é o alimento
de que quero viver em todos os momentos.
Que eu nada mais deseje fazer
Senão o que te dá maior glória. Ámen.
Charles de Foucauld

Leituras
18 > L 1 2 Cor 6, 1-10; Sal 97; Ev Mt 5, 38-42
2ª Feira
19 > L 1 2 Cor 8, 1-9; Sal 145; Ev Mt 5, 43-48
3ªFeira
20 > B. Sancha e B. Mafalda, virgens e B. Teresa, religiosa
4ªFeira L 1 2 Cor 9, 6-11; Sal 111;Ev Mt 6, 1-6.16-18
21 > S. Luís Gonzaga, religioso
5ªFeira L 1 2 Cor 11, 1-11; Sal 110; Ev Mt 6, 7-15
22 > L 1 2 Cor 11, 18-21b-30; Sal 33; Ev Mt 6, 19-23
6ª Feira
23 > L 1 2 Cor 12, 1-10; Sal 33; Ev. Mt 6, 24-34
Sábado
24 > Domingo XII do Tempo Comum
Domingo Nascimento de S.João Baptista, Solenidade
L 1 Is 49, 1-6; Sal 138; L 2 Act 13, 22-26 ; Ev Lc 1, 56-66.80

Sem comentários: