sexta-feira, 8 de junho de 2007

Folha Informativa - Dom. 10 de Junho de 2007

Palavra do Pároco
O Mês do Coração
Devido ao elevado número de mortes com origem cardíaca, originadas nos maus hábitos de alimentação e de vida, inventou-se já o «Dia do Coração». Muito antes disto, a Igreja propõe-nos um «Mês do Coração». O Coração de Jesus! Precisamente por constatar tantas «mortes» - a «morte» do pecado, do desânimo, da revolta contra Deus - surgidas do desconhecimento do Amor «louco» de Deus pelos seus filhos, manifestado em Jesus. Ignorar esta Festa, considerá-la «coisa do passado», seria abandonar a fonte única da nossa fé: a convicção profunda do Amor que o Senhor por nós têm, traduzida num Coração trespassado, de onde nasce a Igreja e os Sacramentos.

Em 1765, Clemente XIII aprovou a Solenidade ao Sagrado Coração de Jesus.
Em 1856, Pio IX inseriu-a no Calendário da Igreja Universal.
Em 1900, Leão XIII, consagrou o Mundo ao Coração de Jesus.
Saibamos dizer: Excesso de Amor, oceano de Bondade, Fonte inesgotável, eu Te adoro.

Destaque
O Anjo de Portugal
A devoção ao Anjo da Guarda é muito antiga e radica em textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento. A Festa do Anjo Custódio de Portugal data, pelos menos, desde 1504, ano em que D Manuel I pede à Santa Sé a sua realização e Leão X assim o determinou (celebrava-se no 3º Domingo de Julho). Pio XII mandou inserir no calendário a comemoração do Anjo a 10 de Junho, precisamente no Dia de Portugal.

Santo António de Lisboa - Padroeiro Secundário de Portugal
De seu nome Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa, de família nobre, à volta de 1195. Frequentou a escola da Catedral da Sé. Aos 15 anos entra no Mosteiro de S. Vicente de Fora dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, donde partiu para o Mosteiro de Santa Cruz onde é ordenado sacerdote. Em 1220 torna-se frade
Franciscano no Eremitério de Santo Antão dos Olivais, em Coimbra, muda de nome. Em missão apostólica, vai para Marrocos, adoece gravemente e ao regressar (para convalescer) um forte vento encaminha o barco para as costas da Sicília. Em 1221 S. Francisco convoca-o para o Capítulo Geral da Ordem onde revelou os seus talentos de orador e pregador. Ensinou Teologia nas Escolas Franciscanas de Bolonha, Montpellier e Toulouse. Em Pádua prossegue a sua carreira de professor de Teologia. Morre a 13 de Junho de 1231. É canonizado em 1232 por Alexandre IV, ainda sem se completar um ano da sua morte; caso único na história da Igreja. Pio XII, em 1946, proclama-o Doutor da Igreja e considera-o «exímio teólogo e insigne mestre em matérias da ascética e mística».
Santo António propõe um Evangelho redescoberto na liberdade, fidelidade, pobreza, fraternidade, justiça, respeito pela pessoa e serviço aos irmãos. Que ele seja, para nós, estímulo, modelo e apelo ao estudo, à missão e ao serviço dos irmãos sobretudo dos mais necessitados.

Notícias
As aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
É por esta altura que se renovam as matrículas escolares e os pais e aluno são confrontados com algumas opções. Uma delas é o inscrever-se ao não nas aulas de Moral. Para muitos (talvez uma triste maioria) dos católicos, esta decisão já está tomada: não se irão inscrever. Convidamos a repensar esta atitude. Infelizmente, a linha dura que temos vindo a sentir por parte dos governos para erradicar a presença da Igreja e da mensagem evangélica do ensino público, tem encontrado em muitas famílias ditas católicas um forte aliado, sempre que consideram uma perda de tempo a frequência desta disciplina. Lembro que as aulas de EMRC são administradas já no primeiro ciclo, caso os pais escolham esta opção para os seus filhos, o que muitos desconhecem.

Encontro com os profissionais da área da Saúde
No próximo Domingo, dia 17, vai realizar-se em Linda-a-velha, pelas 16h00, o segundo encontro com os profissionais da área da saúde. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre as paróquias de Algés e Linda-a-velha destinada a quem trabalha nesta área, sejam médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, analistas, etc., sejam alunos, profissionais no activo ou reformados, onde se pretende encetar uma reflexão partilhada sobre a presença dos cristãos nesse meio concreto. Se é o seu caso, não deixe de aparecer…

O ofertório para a igreja de Miraflores
O ofertório das missas do primeiro Domingo do mês, destinado à construção da Igreja de Miraflores, rendeu 1.782,00 €. A este valor, juntamos 1.047,00 € de donativos por ocasião do Concerto de Música Sacra, que se realizou no passado Domingo.
Como este ofertório passa a ser realizado todos os primeiros domingos, a recolha de ofertas para os pobres à porta da Igreja, que se realizava neste dia, passa para o segundo domingo de cada mês.

Esta Semana
A palavra do Papa
A Igreja tem que oferecer «a salvação de Cristo aos homens do nosso tempo, que em tantas partes do mundo são humilhados e oprimidos por causa da pobreza endémica, da violência ou da negação sistemática dos direitos humanos».
(da mensagem para o Dia Mundial Das Missões 2007)
Missionários da Oração
Santo António, preservai-nos:
Da ignorância do ensino de Cristo,
Da negligência no serviço de Deus,
Dos perigos a que a nossa alma está exposta,
De todo o pecado e de todo o acidente,
Na vida e na hora da nossa morte.
Leituras
11 > São Barnabé, Apóstolo
2ª Feira L 1 Act 11, 21b-26;13, 1-3 (própria); Sal 97; Ev Mt 5, 1-12 ou Mt 10,
7-13 (apropriado)
12 > L 1 2 Cor 1, 18-22; Sal 118; Ev Mt 5, 13-16
3ªFeira
13 > Santo António de Lisboa, Presbítero e Doutor da Igreja
4ªFeira L1 Sir 39, 8-14 (gr. 6-11); Sal 183;Ev Mt 5, 13-19
14 > L 1 Cor 3, 15-4,1.3-6; Sal 84; Ev Mt 5, 20-26
5ªFeira
15 > Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
6ª Feira L 1 Ez 34, 11-16; Sal 22; L 2 Rom 5, 5b-11; Ev Lc 15, 3-7
16 > Imaculado Coração da Virgem Santa Maria
Sábado L 1 2 Cor 5, 14-21; Sal 102 ou Is 61, 9-11; Sal 1 Sam2 (apropriada);
Ev. Lc 2, 41-51 (próprio)
17 > Domingo XI do Tempo Comum
Domingo L 1 2 Sam 12, 7-10.13; Sal 31; L 2 Gal 2, 16.19-21 ; Ev Lc 7, 36-8,3
ou Lc 7, 36-50

Sem comentários: