sábado, 23 de fevereiro de 2008


EL CANTO DEL PÁJARO
Um sacerdote espanhol fascinado pelo oriente (qual Francisco Xavier) e por tradições místicas não cristãs, coligiu neste interessante site pequenos contos ou parábolas.
Nas suas palavras:
«A todo el mundo le gustan los cuentos, y son precisamente cuentos -y en abundancia- lo que el lector hallará en este libro: cuentos budistas, cuentos cristianos, cuentos Zen, cuentos asideos, cuentos rusos, cuentos chinos, cuentos hindúes, cuentos Sufí, cuentos antiguos y modernos.»
Vale a pena.
Pedro Cruz

Folha Informativa - Domingo 17/02/2008

Domingo II da Quaresma

Palavra do Pároco
Saber saborear…
O ritmo da vida moderna atrofia algumas das nossas qualidades inatas, enquanto pessoas. Uma dessas qualidades é a capacidade de saborear. Saborear é, como fazem as crianças, deixar que um doce se derreta lentamente na boca, usufruindo cada segundo de prazer; é deixar-se embalar por algo que nos emociona e comove; é perder-se numa paisagem que nos deleita; é fechar os olhos e deixar-se conduzir por uma melodia que faz vibrar recantos desconhecidos da nossa alma.
Mas, como dizia, na voragem do tempo, o homem parece estar perder essa faculdade e, sem o saber, deixa de conseguir decifrar a linguagem de Deus.
Saborear a Deus: eis um belo propósito quaresmal. Saboreemos a sua presença amiga, perdendo-nos no imenso oceano do Seu Amor; fiquemos como dois apaixonados, onde já nem os gestos nem as palavras importam, pois a presença do Amado tudo preenche.

Pensamento
O silêncio é de todos os rumores o mais próximo da nascente

Eugénio de Andrade
Meditação
O verdadeiro Jejum
De que servirá fugir aos banquetes, se ocupamos com discórdias os nossos dias? De que servirá não comer do pão que nos cabe, se tirarmos a comida da boca do pobre? O jejum para o cristão deve preparar a paz e não as lutas. De que te serve não comer carne, se da tua boca se soltam injúrias piores do que qualquer tipo de alimento? De que te serve santificar o estômago com jejuns, se as mentiras te mancham a boca? Em verdade te digo, meu irmão, que não tens o direito de entrar na Igreja se continuas enredado e envolvido nas malhas mortais da usura voraz, que não tens o direito de invocar o teu Senhor se as tuas orações vêm do teu coração invejoso, que não tens o direito de bater no peito se nele se escondem os teus maus desejos. A moeda que deres ao pobre só será justa, quando fores pobre também.
S. Máximo de Turim
Destaque
Semana da Caritas: «Acolher a diversidade exige a educação do Olhar»
A Semana Caritas decorre, este ano, entre 17 e 24 de Fevereiro.
Sob o lema «Acolhe a diversidade abre portas à igualdade», pretende chamar a atenção para os idosos sem família e os menores abandonados, os ciganos e os sem abrigo, as pessoas com deficiência, os toxicodependentes e os doentes de sida, os trabalhadores migrantes, as situações dos desempregados jovens e longa duração, os refugiados e estudantes estrangeiros, os reclusos, etc. Nesse fim de semana decorrerá, igualmente, o habitual peditório de rua.
Abrir portas à igualdade na diversidade de olhares é o apelo que nos é feito pelo presidente da Caritas na sua mensagem deste ano. Saibamos corresponder.

Festa da Cadeira de S. Pedro, dia 22 de Fevereiro
«Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja;
e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela
.»(Mt 16,18)
Celebrar a festa da Cátedra de S. Pedro é celebrar a missão do Santo Padre como sucessor do apóstolo São Pedro, a quem o Senhor entregou as chaves do Reino dos Céus e confiou a missão de confirmar na fé os seus irmãos. Desconhece-se a sua origem; uma inscrição datada de 370, atribuída ao papa São Dâmaso, fala de uma cadeira portátil, no Vaticano, e que era considerada como a “cátedra” do Apostolo Pedro. Dessa cadeira restam, hoje, algumas relíquias em madeira, na Basílica de S. Pedro.

Quaresma – Tempo de Conversão
«Rasgai o Vosso coração e não as vossas vestes», é o ensinamento de Jesus no Evangelho de S. Mateus.
Há muito egoísmo a vencer, muita superficialidade a colmatar, muita vaidade a corrigir, mas o primeiro campo da conversão é o regresso ao amor amado, à fidelidade interrompida, ao ideal desiludido.
Façamos em conjunto um caminho de regresso à liberdade e, quem sabe, talvez nesse regresso, encontremos a ternura de Deus.
D. José Policarpo (da homília de Quarta-feira de Cinzas)

A nova Igreja de Miraflores
Sobre a campanha da consignação de 0,5% do IRS à Associação Famílias para o III Milénio, nunca é de mais sublinhar o seguinte:
- O número 9 do anexo H, sobre o qual colocaremos a cruz e o NIPC da Associação vem na segunda folha do referido anexo. Assim, ao pedirem este anexo, deverão conferir se ele vem com as duas folhas.
- Quem pretende consignar este 0,5% a outra instituição, não deixe de averiguar primeiro se ela pode receber este benefício. De facto, tal implica sempre a abdicação da devolução do IVA e o pedido deferido por parte do Ministério das Finanças. Caso não preencham estes requisitos o 0,5% ficará para o Estado.
- Esta consignação não comporta absolutamente nenhum encargo acrescido ou qualquer outra implicação no IRS

Campanha dos 0,5%
NIPC da Associação Famílias para o III Milénio
505 504 073
Divulgue este número
Não deixe cair esta ideia


À mesa da Palavra
São Mateus, o evangelista deste ano litúrgico (5)
Mateus, o Evangelho da Igreja
Mateus é o único evangelista que utiliza o termo «Igreja». Antes da reforma litúrgica levada a cabo depois do Concílio Vaticano II, o seu Evangelho era praticamente o único a ser lido aos Domingos. Isto porque, ao apresentar-se dividido em grandes discursos ou catequeses, espelha uma Igreja bem organizada, com destaque para os sacramentos e a liturgia. De facto, Mateus já nos apresenta:
- A existência do Baptismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como sacramento da entrada na Igreja (Mt 28,19);
- A Eucaristia, na instituição da ceia do Senhor (Mt 26, 26,29);
- O sacramento do perdão dos pecados (Mt 18 15,18);
- A autoridade de Pedro, ou função petrina, concedida para o governo da Igreja (Mt 16, 16-19);
- A liturgia, que assume especial importância nesta organização eclesial, sobretudo a oração (Mt 18, 19-20);
- O espírito do perdão, importante no que toca à relação entre os elementos da comunidade (Mt 18, 21-35);
- Os profetas e os escribas, o que, no Antigo Testamento, se dedicavam à Palavra de Deus, são também indispensáveis nesta Igreja (Mt 23, 34; ver 10, 40,41; 13,52).
Herculano Alves
Sabia que
- Nova Encíclica de Bento XVI
No próximo mês de Março o Papa Bento XVI publicará a sua terceira Encíclica, desta vez dirigida às questões sociais. Incidirá de forma particular sobre as consequências da globalização e a necessidade de um desenvolvimento sustentado.

- Serviço de Fisioterapia e Reabilitação
O Centro Social da nossa Paroquia tem a funcionar, há mais de um ano, um serviço de fisioterapia e reabilitação aberto a todas as pessoas que dele necessitem. Os tratamentos poderão ser realizados no domicílio ou nas instalações da Paróquia ao cimo da Av. dos Combatentes.

- Precisamos urgentemente de mais cantores
É urgente que novas vozes masculinas e femininas se juntem aos coros existentes na nossa Paróquia. Resista à tentação de ficar no seu «canto», achando que isto é para os outros. Contacte o coro a que gostaria de fazer parte e peça mais informações.

Notícias
Esta Semana
22 – Dia de Baden Powell, fundador do Escutismo
22 – 1º Aniversário da Exortação Apostólica «Sacramentum Caritatis»
24 – Lisboa – Sé – Catequese Quaresmal de D. José Policarpo sobre «A Fé e a escuta
da Palavra de Deus »
.
24 – Dia Nacional da Caritas

Missionários da Oração
No Monte da Contemplação
Senhor, nós Te seguimos, passo a passo,
Sem saber bem para onde Tu nos queres conduzir.
Temos confiança na Tua Palavra,
E temos confiança que, no monte, Tu te mostrarás,
Assim como Te mostraste, no monte, a Pedro, Tiago e João,
Como Te mostraste no monte a Moisés,
Como Te mostraste no monte Calvário.
Concede-nos a graça e a perseverança
De subir o mesmo monte, sem fadigas,
Dando cada passo na certeza
De que foi atraído pelo Teu amor,
Pela Tua verdade.(…)
Cardeal Martini
Leituras
18 ► L 1 Dan 9, 4b-10; Sal 78; Ev Lc 6, 36-38
2ª Feira
19 ► L 1 Is 1, 10.16-20; Sal 49; Ev Mt 23, 1-12
3ªFeira
20 ► L 1 Jer 18, 18-20; Sal 30; Ev Mt 20, 17-28
4ªFeira
21 ► L 1 Jer 17, 5-10; Sal 1; Ev Lc 16, 19-31
5ªFeira
22 ► Cadeira de S. Pedro, Apóstolo - Festa
6ª Feira L 1 Pedro 5, 1-4; Sal 22; Ev Mt 16, 13-19
23 ► L 1 Miq 7, 14-15.18-20; Sal 102; Ev. Lc 15, 1-3.11-32
Sábado .
24 ► Domingo III da Quaresma
Domingo L 1 Ex 17, 3-7; Sal 94; L 2 Rom 5, 1-2.5-8; Ev Jo 4, 5-15.19b-26.39ª.40- 42

domingo, 17 de fevereiro de 2008

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Folha Informativa - Domingo 10/2/2008

Domingo I da Quaresma

Palavra do Pároco
A beleza da Conversão
Foi assim que nosso Bispo quis intitular a riquíssima homilia que proferiu na passada quarta-feira de Cinzas. Não resisto a citar algumas frases que muito gostaria nos pudessem ajudar a todos a nos posicionarmos numa perspectiva de autêntica conversão.
«A conversão é a abertura do coração a um amor esquecido, atraiçoado. Trata-se de recuperar uma fidelidade de amor, supõe uma experiência feita de ser amado e de amar: a conversão é, necessariamente, uma mudança do coração. (…) Situemos este desafio na vida concreta dos cristãos: quantos momentos intensos com Cristo, de intimidade experimentada, de fidelidade jurada, de projectos de vida assumidos, no Baptismo, na Confirmação, na Eucaristia, a que fomos depois infiéis, como se os tivéssemos esquecido. Quantos sentiram o apelo à oração, experimentaram a doçura da intimidade, viveram a relação com Deus como uma experiência de amor e depois não alimentaram essa intimidade, não foram fiéis a esse chamamento. Quantos experimentaram a alegria do amor fraterno e depois se foram tornando indiferentes, demasiadamente ocupados consigo mesmos. Outros viveram momentos de entusiasmo pela evangelização, manifestaram disponibilidade de partir para onde o Senhor os enviasse, e depois foram ficando, desanimados com os resultados ou incapazes de manter toda a vida a chama de um momento. Foram chamamentos a que não respondemos com radicalidade, experiências de fidelidade e de comunhão interrompidas pela nossa fragilidade ou pelo nosso pecado.»

Meditação
Oferecimento (Charles Péguy)
Se necessitas de virgens, Senhor,
se necessitas de valentes sob o teu estandarte
aí estão Clara, Teresa, Domingos, Francisco, Inácio…,
aí estão Lourenço, Cecília…
Mas se, por acaso, alguma vez precisares de um preguiçoso
e de um medíocre, de um ou outro ignorante, de um orgulhoso,
de um cobarde, de um ingrato e de um impuro,
de um homem cujo coração esteve fechado e cujo rosto foi duro…,
aqui estou eu.
Quando te faltarem os outros, a mim sempre me terás.

(Charles Péguy)

O valor da esmola
«Esmola, palavra grega, significa etimologicamente compaixão e misericórdia. Circunstâncias diversas e influxos de uma mentalidade restritiva alteraram e profanaram de certo modo o seu significado primigénio, reduzindo-o talvez a um acto sem espírito e sem amor. Mas a esmola, em si mesma, entende-se essencialmente como atitude do homem que adverte a necessidade dos outros, que quer tornar participantes os outros do próprio bem. Quem diria que não haverá sempre outro que tenha necessidade de ajuda, antes de mais espiritual, de apoio, de consolação, de fraternidade, de amor? O mundo está sempre muito pobre de amor"
(João Paulo II, Alocução aos Jovens, 1979).
Destaque
O Dia Mundial do Doente
Celebramos na próxima segunda – feira, dia 11 de Fevereiro, o XVI Dia Mundial do Doente, subordinado ao tema «A Eucaristia, Lurdes e o Cuidado Pastoral dos Doentes». Neste ano a celebração centra-se no Santuário de Lurdes, França, onde se celebra o 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora a Bernadette Soubirous, nas grutas de Massabielle.

O Dia do Doente na Paróquia de Algés
Neste ano, a missa paroquial com o sacramento da unção dos doentes vai realizar-se no salão da Paróquia (praceta dos Combatentes da Grande Guerra), onde funciona o nosso Centro de Convívio de Idosos, no mesmo dia 11 de Fevereiro.
A Missa será celebrada às 16h00, sendo antecedida por um tempo de confissões a que são especialmente convidadas as pessoas que vão receber a Unção dos Doentes.
Podem receber a unção dos doentes as pessoas com mais de 65 anos e aquelas que, não tendo ainda esta idade, padeçam de problemas graves de saúde. Os doentes que não possam sair de suas casas e que desejem receber este sacramento, poderão contactar os serviços da paróquia para que um sacerdote as visite em suas casas.

Via-sacra Vicarial
No próximo Domingo, dia 17, às 14h30, somos todos convidados a comparecer no Parque dos Poetas, junto ao centro comercial de Oeiras, para participarmos numa via-sacra comum das 17 paróquias da nossa Vigararia. Vamos fazer desta tarde num impressionante testemunho público de Fé no Senhor Jesus. A paróquia de Algés ficou responsável pela II Estação.
Não fique em casa: venha e traga a sua família ao Parque dos Poetas.

A nova Igreja de Miraflores
A empresa Sotencil está a laborar em força. Estão a ser abertas as fundações e, para a semana, entra o primeiro betão em obra. Conseguimos que a Câmara nos isentasse do custo da licença de construção, que ascendia aos 5.300,00 €. No final deste mês vai chegar a primeira factura que ultrapassará os 107.000,00 €.
Precisamos urgentemente de intensificar as iniciativas de angariação de fundos e o ardor da nossa oração.
No dia 12 (podeis inscrever-vos no cartório) voltaremos em peregrinação a Fátima. Gostaria que muitos me acompanhassem para comigo agradecer a Maria o termos de novo a obra em curso, após um processo muito difícil e desgastante.
Pe Daniel Henriques

Campanha dos 0,5%
NIPC da Associação Famílias para o III Milénio: 505 504 073
Divulgue este número
Não deixe cair esta ideia

Retiro de Sacerdotes no Turcifal
Durante esta semana o padre Nuno Coelho e outros sacerdotes estarão em retiro na Casa de Retiros do Turcifal. Unamo-nos a eles em oração.

À mesa da Palavra
São Mateus, o evangelista deste ano litúrgico (4)
Um Evangelho para uma comunidade concreta
Cada evangelista adaptou a mensagem original de Jesus às pessoas a quem se dirigia. Crê-se que o Evangelho de Mateus foi pregado na cidade de Antioquia, na Síria, onde havia uma grande comunidade judaica. O certo é que foi mesmo pregado a judeus conhecedores e cumpridores da Lei. Por isso, Mateus fala tanto na Lei, utiliza vocabulário e temas judaicos e faz referências permanentes à Bíblia do Antigo Testamento; e diz “Reino do Céu” em vez de “Reino de Deus ”, como S. Lucas, pois o Nome era inefável para os judeus.
É sobretudo na citação permanente de profecias, que Mateus nos aparece como um Evangelho escrito para judeus, repetindo frases como esta: «Tudo isto aconteceu para se cumprir o que diz o profeta…».
Herculano Alves
Sabia que
O termo “Quaresma” deriva do latim “quadragésima dies”, que significa quadragésimo dia. Período do ano litúrgico que se iniciou na Quarta-feira de Cinzas e terminará na Quinta-feira Santa até à missa “in Coena Domini”.
Em meados do Séc.II passou a ser uma prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum. Pelo Séc. IV o período quaresmal “caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio de jejum e de abstinência”, o que permanece nos dias de hoje.

Missionários da Oração
Maria, Virgem Imaculada
Mulher do sofrimento
E da esperança
Sê bondosa
com todas as pessoas que sofrem
e obtêm, para cada uma delas
a plenitude da vida.

Aperta todos
Contra o teu coração de Mãe.
Rainha do mundo inteiro,
Virgem Santíssima, reza por nós.
João Paulo II
Leituras
11 ► Nossa Senhora de Lurdes
2ª Feira L 1 Lev 19,1-2.11-18; Sal 18B; Ev Mc 25, 31-46
12 ► L 1 Is 55, 10-11; Sal 33; Ev Mc 6, 7-15
3ªFeira
13 ► L 1 Jonas 3, 1-10; Sal 50; Ev Lc 11, 29-32
4ªFeira
14 ► S. Cirilo, monge e S. Metódio, bispo, Padroeiros da Europa - Festa
5ªFeira L 1 Act 13, 46-49; Sal 116; Ev Lc 10, 1-9
15 ► L 1 Ez 18, 21-28; Sal 129; Ev Mt 5, 20-26
6ª Feira
16 ► L 1 Deut 26, 16-19; Sal 118; Ev. Mt 5, 43-48
Sábado
17 ► Domingo II da Quaresma
Domingo L 1 Gen 12, 1-4a; Sal 32; L 2 Tim 1, 8b-10; Ev Mt 17, 1-9

domingo, 10 de fevereiro de 2008

11 de Fevereiro

XVI Dia Mundial do Doente

Neste dia, há 150 anos, em Lourdes, nos Pirinéus Franceses, Marie-Bernadette Soubirous (Sta.), uma jovem pastora, doente e analfabeta, descreveu a 1ª de 18 visões de Nossa Senhora. Tal visão ocorrera na pequena gruta de Massabielle (pedra/rocha velha), à beira do rio Gave, onde se deslocara com a irmã e uma amiga para apanhar lenha.

Numa dessas visões, Nossa Senhora apresentou-se como sendo a «Imaculada Conceição», em significativa sintonia com o dogma que havia sido declarado por Pio IX, 4 anos antes, em 8/12/1854, na Bula Ineffabilis Deus.

O fenómeno de Lourdes ficou, assim, intimamente ligado a este dogma (por isso, no passado dia 5/12 a Santa Sé tornou público decreto em que é concedida aos fiéis indulgência plenária por ocasião do «150º aniversário da aparição da Bem-aventurada Virgem Maria em Lourdes», que se aplica segundo as condições normais ou seja, pelo Sacramento da Confissão, pela comunhão Eucarística e a oração segundo as intenções do Santo Padre).

Entretanto, rapidamente surgiram notícias de curas inexplicáveis na gruta de Massabielle, por intermédio da água de uma fonte que passara a brotar no local onde a Senhora de Lourdes havia sido vista por Bernardette.

Desde 1856 funciona no Santuário o «Bureau de Constatations Médicales», primeira instância do Comitê Médico Internacional de Lourdes, formado por vinte médicos notáveis de várias especialidades e de diversas nacionalidades e religiões, incluindo agnósticos e ateus, que confirmam ou não, por voto de dois terços, se os casos que lhe são apresentados são «inexplicáveis pela ciência».

Bernardette veio a professar na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers e passou a dedicar-se à enfermagem.

Foram-lhe, também, atribuídas diversas curas miraculosas e foi canonizada em 8 de Dezembro de 1933, por Pio XI.

O fenómeno de Lourdes ficou, assim, intimamente ligado à solicitude pelos doentes.

Em 1992 e por iniciativa do Papa João Paulo II, assinala-se a 11 de Fevereiro o Dia Mundial do Doente, um dia consagrado à reflexão e à oração pelos doentes e pelos profissionais de saúde.

O dia do doente na nossa paróquia:

A missa paroquial com administração do sacramento da santa unção realizar-se-á no Salão Paroquial (na prct. dos Combatentes da Grande Guerra), onde funciona o Centro de Convívio de Idosos.

Realiza-se às 16:00h.

Podem receber a unção dos doentes aqueles que padeçam de graves problemas de saúde e as pessoas com mais de 65 anos.

Os doentes que não possam sair de casa e que desejem receber este sacramento, poderão contactar os serviços da paróquia para que um sacerdote os visite em sua casa.

Cfr. comentário

Pedro Cruz

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Pd. António Vieira - 400 anos

Hoje, Quarta-Feira de Cinzas, começa a Quaresma, período de deserto, de conversão, de preparação para a Festa da Páscoa.


Hoje, dia 6 de Fevereiro de 2007, celebram-se 400 anos do nascimento de um Grande Homem da Igreja, da Literatura, da Lusofonia, dos Direitos dos Homens e dos Povos - Pd. António Vieira.


É para nós, portugueses, um orgulho que tão grande homem tenha nascido português.


É para nós, católicos, um desafio e um exemplo, que um tal irmão nos tenha ensinado o que ensinou, e como nos ensinou.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Leituras

Vale a pena ler:

Publicada por Joaquim, no Portugal Contemporâneo.

Comentário (meu) - aqui (no blogue de apoio).
Pedro Cruz

domingo, 3 de fevereiro de 2008