sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ainda o Jubileu Sacerdotal do Pd. Cardoso - Diaporama

Conforme prometemos neste postal: Pd. Cardoso - 50 Anos de Sacerdócio - Vigília
disponibilizamos, finalmente, um dos diaporamas exibidos na vigília do Jubileu do Pd. Cardoso.
Pode aceder-lhe aqui.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Novo Consistório,

próximo dia 24 de Novembro.
Designados 23 novos cardeais, dos quais 18 com direito a voto em conclave.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Que povo somos?

Na homilia da principal eucaristia que assinalou o encerramento dos 90 anos das aparições, o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano apelou à rebelião dos cristãos face ao laicismo.
Na sua homilia, alertou para o facto de, nos tempos de hoje, muitos imaginarem «que a vitória depende essencialmente do talento, da habilidade, do valor dos que escrevem nos jornais, dos que falam nas reuniões, dos que têm um papel mais visível e que seria suficiente animar e aplaudir estes chefes como se anima e aplaude os jogadores no estádio».
«Não existe erro mais temível e desastroso!», «...para evitar tal desastre no que se refere ao renascimento do homem para uma sociedade nova», é necessário o esforço, «até o mais insignificante, dos servos mais humildes, dos servos de um só talento».

Perante os milhares de peregrinos que assistiram às cerimónias de inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade, o Cardeal Bertone, enviado e em representação de Bento XVI (que não tem disponibilidade para se deslocar a Portugal!*) deixou também algumas referências à mensagem de Fátima.

Segundo o Secretário de Estado do Vaticano, Fátima é «conversão, emenda de vida, deixar de pecar, reparar a Deus ofendido no irmão».
E dirigindo-se aos fiéis, lembrou que, «sem negar o valor dos sacrifícios e penitências voluntárias», a penitência de Fátima «é a aceitação submissa da vontade de Deus».

(Adaptado de notícia do Público)
Como muito bem notou João Miranda:
«Em Fátima está a decorrer uma guerra de religiões.
Do lado da igreja antiga, o povo pagão quer adorar a senhora.
Do lado da nova catedral, a hierarquia da Igreja Católica quer que o povo adore Deus.»
Pedro Cruz
P.S. *O Cardeal Tarcísio Bertone, em entrevista à Rádio Renascença, respondeu à questão de saber se o Papa vem a Fátima:
«- Fátima está certamente incluída na geografia das suas viagens… o mistério é saber quando. Porque o Papa diz-nos sempre que tem 80 anos e já não pode viajar tanto…»
Omnipresentes que estão, ainda, as impressionantes imagens de João Paulo II, doente, praticamente moribundo, a levar et orbi (percorrendo-o) a palavra de Deus, podemos perceber na resposta do Secretário de Estado do Vaticano uma diplomática forma de revelar que o sucessor de João Paulo II na cadeira de Pedro não tenciona vir tão cedo a Fátima.
O que nos quererá ensinar com essa decisão?

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Hoje é o dia de São Francisco de Assis

Senhor,
fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
onde houver discórdia, que eu leve a união;
onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
onde houver erro, que eu leve a verdade;
onde houver desespero, que eu leve a esperança;
onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.


Francisco de Assis nasceu em 1182, na cidade de Assis, Itália, no seio de uma famíla abastada. Tentou o comércio, actividade de seu pai. Tentou também seguir a carreira das armas, desitindo pouco depois. Em 1206, para espanto de todos, Francisco abandonou tudo, entregando-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida e no amor total a Deus e a todas as criaturas.

Tornou-se errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra a sociedade em que vivia.

Poeta, cantou o o Sol, a Lua, as Estrelas e todas as criaturas. Para além do seu semelhante, amava os animais, as plantas e toda a natureza. Instituiu a tradição do presépio.

A sua alegria e simplicidade, o seu despojamento e abertura ao outro granjearam-lhe estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares e queridos até aos nossos dias.

Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.

Santa Clara, sua dilecta amiga, fundou a Ordem de Santa Clara ou Clarissas (Segunda Ordem Franciscana).

Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida, nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados.

Com Domingos de Gusmão, seu contemporâneo, deu um imprescindível contributo para a renovação e aperfeiçoamento da Igreja.

Foi ele o autor da oração supra, a meu ver a mais bela das preces escrita por mãos humanas.


Pedro Cruz

Ainda as capelanias nos Hospitais

também no Hole Horror:

Hospitais, Capelanias e Anti-Clericais 2

Hospitais, Capelanias e Anti-Clericais 1

Hospitais, Capelanias e Anti-Clericais 3
(no meu ponto de vista, por esta ordem de interesse).

Já agora:
Cardeal Patriarca sobre o Diploma que prevê o fim das Capelanias nos hospitais.

Pedro Cruz

A não perder

A Porta Estreita
Toda uma nova perspectiva acerca da salvação, a propósito das dúvidas de Madre Teresa de Calcutá.
No Hole Horror.

Pedro Cruz

Folha Informativa - Dom. 30 de Setembro de 2007

XXVI Domingo do Tempo Comum

Palavra do Pároco
Outubro – mês missionário, mês do Rosário
O Mês de Outubro é vivido, ao ritmo da Igreja, como o mês do Rosário e o mês das Missões. Ao longo do mês, para além de outras festividades, celebramos a festa de Santa Teresinha, padroeira das missões (dia 1), a festa de Nª Sra. do Rosário (dia 7) e o Dia Mundial das Missões (dia 21).
Unir o Santo Rosário à dimensão missionária da Igreja nada tem de artificial. Maria coloca-nos, também ela, em estado de Missão. Ela foi, é, e sempre será, a maior missionária do seu Filho Jesus. Agrada verdadeiramente a Maria que a devoção que lhe prestamos faça de nós, progressivamente, missionários entusiastas.
Nota-se claramente numa larga faixa de cristãos da nossa paróquia um preocupante “deficit” missionário. Penso que isto se deve essencialmente a dois factores: um, de ordem sociológica, que se prende com o isolamento e o individualismo que nos faz temer o contacto com os vizinhos, a abordagem natural com os desconhecidos, o encontro com aqueles que nos são estranhos, e outro, de ordem da vivência da fé, que se prende com a alegria de acreditar, as convicções de fé e o zelo pela salvação dos irmãos.
Lançámos, na nossa Paróquia, a iniciativa “Famílias em Missão”. Continuamos à espera que as famílias (ou uma só pessoa na família) se inscrevam para lhes confiarmos a missão muito concreta de convidar outras famílias à oração, em redor de Maria. Com estas e outras iniciativas, não deixe passar ao lado os desafios de Outubro.

Pensamento
Começa por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estás a fazer o impossível.
S. Francisco de Assis

Meditação
O Sábio e os Santos
Um sábio disse: “Dai-me uma alavanca, um ponto de apoio e eu erguerei o mundo”.
Aquilo que Arquimedes não pôde obter, porque o seu pedido não se dirigia a Deus e não era feito senão do ponto de vista material, obtiveram-no totalmente os santos. O Todo Poderoso deu-lhes como ponto de apoio: Ele mesmo, e só Ele; por alavanca: a oração que abrasa com fogo de amor.
E foi assim que eles ergueram o mundo; é assim que os santos ainda militantes o erguem e que, até ao fim do mundo, os santos que hão-de vir o erguerão também.
Sta. Teresa do Menino Jesus
(da Carta à Madre Maria de Gonzaga)

Notícia
Guião para o Outubro Missionário
Já está disponível o Guião para o “Outubro Missionário” deste ano. Aí podemos encontrar, para além da mensagem do Papa e de diversas reflexões sobre a Missão, um conjunto de propostas para rezarmos pelas missões: Rosário, Via-sacra, vigília, preces, etc. Convidamos os grupos da Paróquia a rezarem especialmente por esta intenção durante este mês. Os guiões podem ser solicitados junto aos padres da nossa Paróquia.

Sabia que
Indulgências para a Oração do Rosário
Segundo o Manual das Indulgências (concessão 48), concede-se indulgência plenária a quem rezar o Rosário em Igreja, em oratório ou em família. Para tal, determina-se o seguinte:
- Basta rezar o Terço, mas as cinco dezenas devem ser seguidas
- À oração vocal deve juntar-se a meditação dos mistérios

Notícias
Encontros Dominicais de Formação Cristã
Vão recomeçar a 7 de Outubro os Encontros Dominicais de Formação Cristã, orientados pelos seminaristas do Seminário dos Olivais. Vamos manter os mesmos horários: às 10h15 em Algés e às 11h30 em Miraflores. Os encontros têm a duração de 30 minutos e abordarão, até ao Natal, a formação bíblica, do Natal à Páscoa a formação doutrinal e, da Páscoa até às férias, a formação litúrgica e espiritual. Um cristão que pensa não precisar de formação ou que dispensa facilmente a mesma não está certamente no bom caminho. Não percamos esta oportunidade que nos é oferecida.

Programa Pastoral 2007/2008
O programa/calendário da pastoral paroquial para o Ano de 2007/2008 já está disponível e pode ser levantado nos serviços paroquiais por quem o desejar. Como pedras vivas da Comunidade Paroquial, é fundamental que estejamos informados para caminharmos ao mesmo ritmo.

Na procura de um sentido para a tua vida, escuta a Palavra do Senhor. Nela encontrarás a missão que te há-de fazer feliz! João Paulo II

A Escola de Leigos
Na segunda – feira, dia 22 de Outubro, recomeçamos na nossa Paróquia a Escola de Leigos. Apesar de ser o segundo ano, as pessoas que não frequentaram o ano passado podem igualmente inscrever-se.

Ofertório para a Nova Igreja
No próximo Sábado e Domingo os ofertórios de todas as missas da Paróquia revertem para a construção da nova Igreja de Miraflores. Estamos a construir a Igreja, cujo custo ultrapassará certamente os 2 milhões de Euros, sem o apoio do Estado. No primeiro Domingo de Setembro, os ofertórios totalizaram 1.602,46 € e recebemos de uma paroquiana a oferta de 5000 € para o mesmo fim. É fundamental a generosidade de cada um dos paroquianos e amigos desta causa, a quem apelamos com as palavras de São Paulo: “Dê cada um segundo o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama o que dá com alegria. E Deus é poderoso para vos cumular com toda a espécie de graças, para que, tendo sempre em todas as coisas o necessário, fique ainda muito para toda a espécie de boas obras” (II Cor 9,7-8).

Missionários da Oração
Deus omnipotente, eterno, justo e misericordioso, concede-nos a nós, que por ti façamos, o que sabemos que tu queres, e sempre queiramos o que te apraz, para que, interiormente purificados, interiormente alumiados, e abrasados pelo fogo do Espírito Santo, possamos seguir os passos de teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e mediante somente a tua graça, chegar até ti, Ò Altíssimo, que, em Trindade perfeita e em simples Unidade, vives e reinas e tens toda a glória, ó Deus omnipotente, por todos os séculos dos séculos. Amén
S. Francisco de Assis

Leituras
1 Santa Teresa do Menino Jesus , Virgem e Doutora da Igreja - MO
2ª Feira L 1 Zac 8, 1-8; Sal 101; Ev Lc 9, 46-50
2 Santos Anjos da Guarda
3ªFeira L 1 Zac 8, 20-23; Sal 86; ou Ex 23, 20-23a ; Sal 90; Ev Mt 18,1-5.10 (próprio)
3 L 1 Ne 2, 1-8; Sal 136; Ev Lc 9, 57-62
4ªFeira
4 S. Francisco de Assis - MO
L 1 Ne 8, 1-4a.5-6.7b-12; Sal 18B; Ev Lc 10, 1-12
5ªFeira
5 L 1 Bar 1, 15-22; Sal 78; Ev Lc 10, 13-16
6ª Feira
6 L 1 Bar 4, 5-12.27-29; Sal 68; Ev. Lc 10, 17-24
Sábado
7 Domingo XXVII do Tempo Comum
Domingo L 1 Hab 1, 2-3,2-4; Sal 94; L 2 2 Tim 1, 6-8.13-14 ; Ev Lc 17, 5-10

Folha informativa de 23/9/2007

Pode consultá-la em arquivo, aqui.